Eleições Municipais 2024: Anderson Farias (PSD) é oficialmente candidato a prefeito da cidade de São José dos Campos

Coronel Wilker foi escolhido para concorrer a vice; o ex-prefeito da maior cidade do vale do paraíba e vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), esteve presente no evento

Na tarde do dia 20 de julho de 2024, Anderson Farias (PSD), o prefeito atual de São José dos Campos, declarou oficialmente sua candidatura à Prefeitura. O Coronel Wilker dos Santos (MDB), ex-comandante da Polícia Militar, está concorrendo ao cargo de vice. 

Na convenção, também foi divulgado que seis partidos – PRD, Republicanos, MDB, Solidariedade, Progressistas e Podemos estão apoiando 152 candidatos a vereadores.

O vice-governador do Estado de São Paulo e ex-prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSD), entre outras autoridades, participaram da convenção política de Anderson Farias (PSD).

Anderson é o prefeito de São José dos Campos atualmente, foi eleito como vice de Felicio Ramuth em 2020 e assumiu a prefeitura em abril de 2022 após a renúncia do titular. Na época, Ramuth estava concorrendo como vice deTarcísio de Freitas (Republicanos) no governo do Estado. 

No início da convenção, o atual prefeito de São José recebeu o título de “Prefeito da Educação” e foi presenteado por uma declaração em libras de um aluno da rede de ensino municipal. Centenas de apoiadores e autoridades compareceram ao evento, que aconteceu na sede do PSD na região central da maior cidade do vale do paraíba.

Felício Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo e ex-prefeito de São José dos Campos, expressou sua posição. “Não é hora de guerrear, é uma luta, mas prefiro um verbo diferente. “Eu prefiro “evangelizar” em vez de “guerrear”, mas não no sentido religioso, mas para difundir e levar a palavra de tudo o que São José conquistou ao longo desses anos que trabalhamos juntos”, afirmou.

Definição do vice-prefeito de São José dos Campos

No dia 19 de julho, foi acordado que Wilker dos Santos Lopes (MDB) seria o candidato a vice-prefeito da maior cidade do vale do paraíba na chapa do atual prefeito, Anderson Farias (PSD), candidato à reeleição.

Antes da decisão, os nomes de Milton Vieira Filho (Republicano), Renata Paiva (PSD) e o vereador Robertinho da Padaria (PRD) também tinham sido cotados.

Ao ser anunciado o nome do escolhido ao cargo de vice-prefeito, Robertinho se manifestou e criticou a escolha em uma nota ao jornal Ovale. Confira a seguir:

“Venho aqui me manifestar sobre indicação do coronel Wilker dos Santos Lopes (MDB), como candidato a vice na reeleição do prefeito Anderson Farias (PSD). Respeito o Coronel, mas lamento muito como esse processo foi conduzido. Ficou evidente, infelizmente, que houve uma resistência ao meu nome por parte dos ‘cardeais’ do PSD. Desde o início do processo, eu só pedi uma coisa: transparência. E, infelizmente isso não aconteceu. Conquistei a confiança da maioria dos presidentes no processo de conversa entre os partidos. E até minutos antes da reunião, eu tinha 4 dos 7 votos, como foi durante todo o processo. Mas pressionado, o Podemos mudou o voto aos 45 minutos do segundo tempo. Fui leal todo o tempo em que caminhamos juntos, mas já não me sinto confortável para caminhar junto com um grupo que fez de tudo para me tirar da linha de frente. A política tem dessas coisas, mas isso não afeta o meu propósito de continuar trabalhando pela minha cidade. Abraço a todos Robertinho da Padaria Vereador PRD”. Concluiu o vereador de São José dos Campos.


Corrida eleitoral

De acordo com o último levantamento realizado pelo Simpi/OVale, o ex-deputado federal de São Paulo, Eduardo Cury (PL), aparece em primeiro lugar com 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, com 19,10%, aparece Anderson Farias (PSD). Logo depois aparece, com 8,70%, o ex-vereador Wagner Balieiro (PT), seguido pelo médico e deputado estadual de São Paulo,Dr. Elton (União) com 8,40%, Toninho Ferreira (PSTU) com 2% e Wilson Cabral (PDT) com 0,70%.