Um casal cheio de graça abrilhanta reunião do Conselho de Pastores na Igreja Família Plena

Pastores Alan e Graciele Daniel abordam situações cotidianas da relação conjugal com muito humor e sabedoria. “As diferenças existem, mas praticando amor e respeito – com o auxílio do Espírito Santo – somos capazes de superá-las em prol de um convívio harmonioso e pacífico”, afirmam

Em formato de “Stand Up Comedy Gospel” a apresentação do “casal cheio de graça”, formado pelos pastores Alan e Graciele Daniel, abrilhantou com muito humor e sabedoria a reunião de junho do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos – realizada na Igreja Família Plena, no centro da cidade. Eles abordaram as diferenças entre homens e mulheres, tipos de mães, pais e filhos e levaram os líderes joseenses a analisarem seus comportamentos e relacionamentos do dia a dia de forma bem leve e descontraída.

Membros da Igreja do Evangelho Quadrangular de Sorocaba há 13 anos a dupla profere palestra neste formato há 8 anos. Antes de pedir aos esposos que segurassem nos pés das esposas, e vice-versa, para na sequência darem um caloroso abraço, os palestrantes fizeram questão de enfatizar que a família é uma instituição que deve durar para sempre. “Eu acredito na família e no casamento. É divino, e o que é divino é eterno”, proferiu Graciele. Segundo ela a esposa é uma grande auxiliadora, mesmo sendo tudo “do jeito dela”. Questões sobre as diferenças no vestuário entre homens e mulheres, idas ao médico com os filhos, relacionamento com as sogras, poses para fotos, problemas mecânicos com o carro e as diferenças nos tamanhos das malas para viagens foram alguns dos diversos exemplos citados pelos conferencistas da IEQ sorocabana.

“Muitos membros da igreja reconhecem o pastor pela roupa, já que homem quando gosta de uma roupa tende a usá-la com frequência exagerada. O homem usa a mesma roupa até ela acabar ou até a mulher a tirar de casa. Outro dia eu vi um membro da nossa igreja com uma camisa linda. Eu disse a ele. ‘Nossa, Bruno, que camisa bonita’. Ele respondeu. ‘Comprei no bazar da igreja, era sua’”, disse o pastor Alan para gargalhada de todos os presentes ao templo.

Situações que ocorrem no dia a dia dos pastores como não lembrar o nome da ovelha, ou não saber pronunciar o nome do membro da forma correta, também foram mencionados pelo casal – assim como as famosas frases ditas pela maioria das esposas aos maridos em situações problemáticas da rotina. “Eu te avisei que isso iria acontecer”. Ou “bem que minha mãe me avisou”. A bem-humorada apresentação foi finalizada com uma profunda conclusão.

“Homens e mulheres possuem características diferentes. Deus criou desta forma para gerar a união. O auxílio que um dá ao outro não é questão de inferioridade e sim de fazer aquilo que você não consegue fazer sozinho. É para somar. A manutenção da instituição chamada família é alicerçada em duas palavras: paz e amor. É desta forma que se tem uma família abençoada”, destacam, antes de ressaltar que o ambiente pacífico deve prevalecer ao longo dos dias, e não somente em cerimônias ou momentos especiais. “Lembrem-se que o Espírito Santo é nosso auxiliador e Ele nos faz superar as diferenças. Quando casamos juramos amor eterno. Respeite. Ame. A família é o seu ministério”, complementam. A palestra foi concluída com uma intensa constatação. “As maiores declarações de amor para você serão dadas no dia em que você não vai poder ouvir. Valorize as pessoas que fazem parte da sua vida. Família não se pode comprar, portanto valorize quem está a sua volta”, concluem.

Para encerrar a dupla pediu a todos que fizessem declarações de amor a sua parceira, durante 1 minuto, e finalizassem com um abraço apertado.

O encontro

Um cativante louvor aqueceu a manhã fria de terça-feira (20) no belo templo da Igreja Família Plena. Pastor Ricardo Aurino, da diretoria do Conselho e da Igreja Batista Identidade, fez a abertura e liderou uma oração pela família do presidente, pastor Anselmo de Carvalho. Ao lado da esposa pastora Selma, dos filhos Matheus e Lucas, e da nora Bianca – que está grávida da Elisa -, pastor Anselmo e família foram abençoados com uma oração profética.

Na sequência o microfone ficou por conta do pastor Cláudio Apolinário, comunicador da Rádio Vida (96,5 FM). “Sou grato e tenho que agradecer pela audiência. Pela primeira vez a Rádio Vida é incluída na pesquisa do Ibope e logo na estreia já constatamos um ótimo resultado: a rádio está entre as dez mais ouvidas de São José. Do total de 20 rádios existentes na cidade, 5 são evangélicas. Destas, a Rádio Vida é a mais ouvida. É a Visão de Reino. A rádio está aberta para vocês (pastores). Vamos trabalhar para alcançar a primeira colocação geral”, afirmou.

A próxima etapa da reunião destacou projetos que estão em pleno andamento. Membro do COMAD (Conselho Municipal de Atenção às Drogas), pastora Selma convidou os líderes a participarem de uma caminhada no domingo (25), com início na praça Afonso Pena. “Vamos mostrar que São José enfrenta a guerra contra as drogas. Queremos uma cidade saudável. É uma guerra de todos. Sozinho não se vence esta batalha. São José conta com uma rede estruturada de apoio e assistência. Como igreja precisamos nos unir e enfrentar este mal que assola nossa sociedade”, relatou.

Também houve apresentação da conferência internacional “Global Challenge” e do projeto “Uma Só Voz” (umasovoz.org). Estiveram presentes no evento os vereadores Marcelo Garcia (PTB) e Renato Santiago (PSDB) – além do diretor da pasta de Mobilidade Urbana, Hélio Nishimoto. “São José tem mais de R$ 1 bilhão programado para ser investido em obras viárias nos próximos dois anos”, enfatizou Nishimoto, que representou o prefeito, Anderson Farias (PSD), que não compareceu ao café em razão de um compromisso em Brasília.

Sem estar presente fisicamente, Anderson gravou um vídeo convidando os líderes ao café especial de aniversário da cidade, que será realizado em 11 de julho (veja abaixo).

Próximas reuniões Em julho irão ocorrer dois eventos do Café dos Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos. Em 11 de julho acontece no Cefe (Centro de Formação do Educador), ao lado do Parque da Cidade, o encontro com a presença do prefeito, onde ele faz uma prestação de contas do seu governo. Já no dia 27, data do aniversário da cidade, está previsto um culto às 6h30 na Igreja Cristã Evangélica, primeira igreja evangélica do município. Já em agosto está prevista a preleção do pastor e doutor Rodrigo Silva, em evento que conta com o apoio do Informe Vale.