Corajoso e independente, Thomaz Henrique foi eleito em 2020 com mais de 5 mil votos; ele é o vereador mais jovem eleito em São José dos Campos
Eleito em 2020 com 5.159 mil votos o vereador mais jovem da cidade, Thomaz iniciou na vida pública como ativista de direita durante as manifestações pelo impeachment de Dilma, ainda em 2015.
Notabilizou-se, na mesma época, por ter sido autor do pedido de cassação do então prefeito Carlinhos, também do PT. Sua atuação como liderança dos movimentos de rua e ativista antipetista o fez ser convidado para trabalhar no parlamento paulistano como assessor legislativo e, posteriormente, em Brasília, durante os 2 primeiros anos do Governo do Presidente Bolsonaro.
Viabilizou, neste período, mais de 4 milhões em recursos para São José dos Campos, em especial para entidades como GACC, Pio XII e para a segurança pública do município. Também se destacou na fiscalização do Prefeito e vereadores, trabalhando para melhorar a política joseense através de mais transparência e uma presença ativa nas redes sociais, em especial Instagram e Youtube.
Com isso, em 2020, aos 29 anos, foi eleito vereador em sua 1ª disputa eleitoral, o 5º eleito mais votado.
Nestes quase quatro anos de mandato, Thomaz se destacou como a voz da direita joseense na Câmara Municipal. Dentre os projetos aprovados, destaca-se o que autorizou a convênio para a implementação da Escola cívico-militar em nossa cidade.
Thomaz também foi autor do projeto que barrou as ditas “mulheres trans” de participarem das modalidades esportivas femininas promovidas pelo município. Com a lei aprovada no mês da mulher, elas tiveram seus direitos preservados e respeitados através de um marco legal pioneiro no Brasil.
Mais recentemente, Thomaz retirou das escolas da rede pública municipal de ensino um livro que continha apologia ao aborto. A ação, promovida pela Prefeitura, ocorreu após a denúncia do vereador, que ao longo do mandato, teve como prioridade a questão da educação e o fim da doutrinação ideológica em ambiente escolar.
Por conta de todo este trabalho, foi alvo de pedidos de cassação por parte de partidos como PT, PSOL e sindicatos. No entanto, estes pedidos foram rejeitados e arquivados pela maioria dos demais vereadores.
Cracolândia
Thomaz também se destacou por sua luta contra a Cracolândia e o consumo de drogas na cidade. Contra o crack, Thomaz tem denunciado o programa que tem trazido viciados de SP para cá, pedido a suspensão do programa ao Ministério Público e defendido a internação compulsória (ou internação involuntária) para tirar definitivamente estas pessoas das ruas.
No caso de outras drogas, como a maconha, por exemplo, que foi recentemente descriminalizada pelo STF, Thomaz defenda que o município crie uma legislação própria que proíba o consumo em áreas públicas.
“Recebo queixas de mães e famílias de que não deixam mais seus filhos brincarem na praça ou nas quadras poliesportivas de seus bairros por conta da pa presença de maconheiros nestes espaços públicos. Não podemos aceitar essa situação”, mencionou o vereador ao InformeVale.
Fim de maconheiros nas praças
Para solucionar este problema, Thomaz propõe a criação da multa administrativa para quem for pego fumando maconha em locais públicos. Com isso, pôr a GCM, os fiscais da prefeitura e até mesmo a atividade delegada da PM para inibir e enquadrar estes usuários, tirando-os destes lugares e devolvendo nossos parques, praças e quadras poliesportivas, lugar de esporte, lazer e vida, para nossas crianças, famílias e jovens.
Pioneirismo
Thomaz se tornou o 1º vereador da história de São José dos Campos a revogar leis municipais, contribuindo para desburocratizar a complexa legislação de nossa cidade. Foram 17 leis extintas após levantamento de todas as leis aprovadas nos últimos 40 anos. Através da catalogação permanente feita pela equipe do vereador, outras leis mais poderão ser revogadas nos próximos anos.
Sem dívida
Thomaz votou duas vezes contra o parcelamento da dívida do município com o Instituto de Previdência dos Servidores (IPSM).
Contra corrupção
Thomaz votou duas vezes contra o parcelamento da dívida do município com o Instituto de Previdência dos Servidores (IPSM). Em novembro do ano passado a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em São José dos Campos em operação que investiga o Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), entidade que administrou a UPA do Alto da Ponte, UPA Campos dos Alemães e Upa do Putim, além de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terceirizadas em diversas regiões da cidade. Thomaz foi o 1º a denunciar o caso, que culminou com a rescisão contratual da prefeitura com o INCS.
No plano federal, Thomaz é reconhecido por sua amizade com lideranças como NikolasFerreira, Lucas Pavanato e Fernando Holiday e, por isso, tem sido apontado como o principal representante da direita joseense na Câmara Municipal!