Técnico da Águia, Ricardo Costa recebe título de Cidadão Joseense na Câmara Municipal

Honraria foi proposta pelo vereador e homem forte do futebol do São José Esporte Clube, Robertinho da Padaria (Cidadania), e recebeu mais 19 assinaturas parlamentares em coautoria; Ricardo Costa foi o responsável pelos dois últimos acessos do São José Esporte Clube – que disputa neste ano a Copa Paulista e tem presença garantida na A-2 em 2024

São José dos Campos tem um novo legítimo cidadão. Em sessão solene realizada – em junho – na Câmara Municipal da cidade, o técnico do São José Esporte Clube, Ricardo Costa, recebeu o título de Cidadão Joseense. A honraria foi concedida em reconhecimento ao trabalho do treinador, que comandou o clube no acesso para a série A-2 do Campeonato Paulista neste ano. A proposta para a concessão do título foi aprovada por unanimidade pelos 21 vereadores, destacando as contribuições de Ricardo Costa para o São José Esporte Clube e para o município. O técnico foi responsável por conquistar importantes acessos e marcar a história do clube, tornando-se o segundo treinador a conquistar dois acessos pelo time, empatando com o técnico Diede Lameiro, que ganhou os títulos da 3ª divisão em 1964 e da 2ª divisão em 1965.

Durante a cerimônia, o vereador Robertinho da Padaria, autor do projeto, expressou seu orgulho em entregar o título ao técnico. Ele ressaltou as conquistas de Ricardo Costa, que conduziu o São José ao acesso da Série A-3 do Campeonato Paulista em 2020 e, neste ano, ao vice-campeonato e à ascensão à A-2 do Paulistão. “Ricardo é um líder que sabe aceitar grandes desafios. Ele assumiu o time na última colocação e conseguiu um feito histórico: oito vitórias consecutivas, alcançando o vice-campeonato e o acesso à série A-2 após nove anos de espera. É um treinador competente, que merece esta homenagem pelo que fez à torcida e à cidade”, enfatizou Robertinho. 

Ricardo Costa, visivelmente emocionado, expressou sua gratidão ao receber o título de cidadão joseense. Ele destacou a importância de São José dos Campos e afirmou estar honrado em fazer parte da história da cidade. “Só tenho que agradecer. É uma honra para mim como homem e como profissional receber este título. Me sinto joseense. O povo me recebeu com muito carinho, tanto pelo lado profissional como pessoal. Estou muito feliz, minha família também. Agora é seguir em frente e buscar mais conquistas. Ninguém faz nada sozinho, tenho uma equipe muito boa de trabalho. O Robertinho (da Padaria) me deu total apoio. Hoje o São José tem uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), tem estrutura e está no caminho certo. Este time, a cidade e a torcida merecem coisas grandes. Também sou grato a todos os funcionários, jogadores, comissão técnica, torcedores, imprensa e familiares”, afirmou. 

Ricardo acumula três passagens pelo São José Esporte Clube, tendo conquistado um título até o momento, em 2020, quando foi campeão da quarta divisão do Campeonato Paulista, também conhecida como “Bezinha”. Além disso, ele possui cinco acessos da última divisão do estadual para a Série A3, cada um com um clube diferente: Portuguesa Santista (2016), Esporte Clube São Bernardo (2017), Marília (2019), São José (2020) e União Suzano (2021). O técnico, nascido em Campinas em 3 de junho de 1981, é reconhecido por seus feitos na Segunda Divisão Paulista. Além do São José, ele foi campeão do certame em 2016, com a Portuguesa Santista, e em 2021, com o União Suzano AC. O treinador também conquistou o vice-campeonato em 2017, com o EC São Bernardo, e em 2019, com o Marília, sempre obtendo promoções de divisão. 

Durante a solenidade na Câmara joseense, os jogadores, a comissão técnica e a diretoria do São José Esporte Clube também receberam um certificado em reconhecimento. A presença de diversas autoridades e personalidades marcou o evento. A secretária de Esporte e Qualidade de Vida, Kátia Machado, o presidente do clube, Celso Monteiro, o gerente de futebol Edmar da Costa e Bruno Constantino, representante da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), gerida pelo Grupo Oscar Calçados, estiveram presentes para parabenizar o técnico Ricardo Costa e ressaltar suas qualidades profissionais.

A cerimônia contou ainda com a presença da vereadora Juliana Fraga, além de torcedores das organizadas Mancha Azul e TUSJ – Torcida Uniformizada do São José. Vídeos retratando a trajetória de Ricardo na cidade, depoimentos de sua esposa e de seus pais, e apresentações musicais do quarteto Luzes da Ribalta, sob a regência do maestro William Wanderlan, completaram o evento, com execução do Hino Nacional e do hino do São José Esporte Clube.

Com o título de cidadão joseense, Ricardo Costa consolida sua relação com São José dos Campos e o reconhecimento de seu trabalho à frente do São José Esporte Clube. Sua dedicação e comprometimento foram destacados por todos os presentes, e a expectativa é de que o treinador continue contribuindo para o crescimento e sucesso do clube, levando-o a novas conquistas e glórias no futebol paulista. Atualmente, a Águia disputa a Copa Paulista. Na estreia o time perdeu em Santos para a Portuguesa Santista por 2 a 0. O próximo compromisso ocorre no sábado (8), às 19h, contra a Portuguesa de Desportos no estádio Martins Pereira.