Cada vez mais popular, esporte cresce no país tendo como referência o time do São José Rugby
Assim como o popular futebol, o rugby é um esporte coletivo de origem inglesa. De intenso contato físico, a modalidade é muito praticada nas partes do mundo que possuem forte influência das tradições da Terra da Rainha como as Ilhas Britânicas, Austrália (Wallabies), Nova Zelândia (All Blacks) e África do Sul (Springboks) – além da França (Les Bleus), que também é potência neste esporte.
O rugby ainda é popular na Itália (Gli Azzurri), Argentina (Los Pumas) e Uruguai (Los Teros). No Brasil o rugby foi praticado inicialmente em Salvador no século XIX, paralelo ao surgimento do futebol. A modalidade se difundiu e atualmente são disputadas várias competições nas categorias masculina e feminina adulta, juvenis e universitárias no país.
As principais competições realizadas são o Campeonato Brasileiro, Taça Tupi, Brasileiro de Rugby Sevens e Super Sevens. A capital nacional do rugby é São José dos Campos. O time São José Rugby é referência em todo território brasileiro.
O início do esporte em São José ocorreu em 1982 com o argentino Guillermo Collins – o primeiro a organizar um time de rugby no município. Guillermo dava treinos para alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Rapidamente, a modalidade se popularizou na cidade e ultrapassou os muros da universidade. O filho de Guillermo, Matias Collins jogava e com apenas 15 anos já dava treinos na Praça Synésio Martins, no Jardim Esplanada, para crianças de 9 a 13 anos. Depois de Guillermo, os treinos passaram a ser ministrados por outro argentino, Daniel Sauchelli. Aos poucos, o São José Rugby foi ganhando corpo e montando equipes de diferentes categorias. As primeiras vitórias nas categorias de base aconteceram em 1991. Em 2002, com o primeiro título brasileiro, a história dos títulos não parou mais. No ano seguinte o São José Rugby sagrou-se bicampeão brasileiro. Em 2004, a equipe foi tricampeã nacional invicta e faturou também o campeonato paulista. A hegemonia do clube em âmbito nacional fez com que a seleção brasileira de doze anos atrás contasse com oito atletas do São José. O sucesso fez com que dois atletas fossem jogar rugby profissionalmente na Itália em 2005.
Em alta, o São José Rugby conquistou o tetracampeonato brasileiro e paulista em 2007. O sexto título brasileiro e o sétimo título paulista vieram em 2010 – ano em que o clube também foi campeão do 7’s do SPAC. Há quatro anos o time faturava o oitavo brasileiro e o título dos Jogos Abertos do Interior – conquista que se repetiria no ano seguinte.
“No Brasil somos pioneiros. Plantamos muito, lutamos e hoje temos um clube de ponta. O rugby devagarzinho vai mostrando resultados que nos orgulham. Nosso diferencial é que não temos apenas títulos. Temos o projeto social. Apostamos na base e no esporte para formar cidadãos”, afirmou o técnico e coordenador do São José, Maurício Coelho. O clube conta com apoio do poder público, privado e de leis como a LIF (Lei de Incentivo Fiscal) para se manter. Um Centro de Treinamento foi inaugurado no ano passado e fica situado no bairro Campo dos Alemães.
Com o sucesso, pessoas ligadas à equipe passaram a ajudar na difusão da modalidade para outras cidades como Ilhabela, Jacareí e São Carlos. O fruto do trabalho pôde ser visto nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O São José Rugby esteve representado por cinco jogadores na seleção brasileira No feminino, teve Edna Santini, que é de Jacareí, mas joga na equipe joseense desde 2002.
A participação brasileira nos Jogos valeu como experiência. A seleção perdeu as cinco partidas que disputou e terminou em último lugar.