Ruah: Conheça a comunidade que é espaço de VIDA, acolhimento e orações em Cristo

Os pastores Fábio Mota de 52 anos e Daniela Mota de 47 são os líderes religiosos da mais nova comunidade de São José dos Campos

A maior cidade do vale do paraíba ganhou uma nova comunidade em 2024, especificamente no mês de junho. Ruah é o nome escolhido e projetado por Fábio Mota de 52 anos e Daniela Mota de 47 anos; líderes e pastores da comunidade.

“Estamos com a comunidade Ruah, que significa vento do espírito; porque a nossa comunidade nasceu em Pentecostes. Exatamente no dia 11 de junho, onde é comemorado Pentecostes bíblico, Deus nos deu o sinal de que precisávamos ir e dar início a nossa comunidade. Temos três pilares na Ruahque é: acolher, discipular e enviar. Cada letra da palavra Ruah nos lembra dosnossos 4 fundamentos. A letra R é restauração, U unidade, A acolhimento e a letra H, humildade.” Esclarece a pastora Daniela Mota.

Segundo o pastor Fábio Mota, a comunidade é um espaço que acolhe todas as pessoas.

“A comunidade de Ruah, nasceu há 20 dias atrás, no coração de Deus. É uma comunidade aonde abraça as pessoas, acolhe, discípula, envia as pessoas para cumprir o seu chamado, o seu propósito aqui na terra, lugar poderemosser família, ser igreja e viver os propósitos, os que Deus tem para cada um de nós.” Conta o líder religioso. 

“Ruah é um lugar de paz, de restauração, é um lugar de amor e aonde o vento e o espírito sopram. O Ruah em hebraico significa vento, sopro de Deus e esse é o tempo que Deus está soprando sobre as nossas vidas para nos direcionar para o destino que ele determinou para nós. Afirma o pastor.

Segundo o líder religioso, quem segui-los em Cristo, irá viver momentos acolhimento, comunhão e de discipulado na comunidade.

“ Aqueles que participarem da  comunidade Ruah viverão junto conoscosobrenatural liberado para esta estação.” Finaliza Fábio Mota.

Conversões geram lindos testemunhos, como foi o caso do pastor Fábio Mota.

“Eu me converti com 26 anos. Até a minha conversão, era uma pessoa que experimentei várias religiões, seitas. Comecei a frequentar uma religião, que tomava um chá. Cheguei a ir ao Amazonas, fiquei um tempo por lá, na floresta, ingerindo esse chá. Aí até que um dia eu fui na igreja, estava muito mal,querendo morrer. Estava de férias na cidade de São Paulo, já que meus pais moravam lá, e eu fazia faculdade no interior de São Paulo.” Esclarece o líder religioso.

Esta virada de chave foi o seu renascimento, segundo o pastor.

“Meus pais já tinham se convertido, eles me chamaram pra ir pra igreja, eu fui, aí desde então nunca mais sai. Passei por todo processo, fui consagrado pastor. Em 2010 a gente mudou aqui pra São José dos Campos e neste novotempo buscando em Deus o desenho pra Comunidade Ruah nesta cidade.”Afirma o líder religioso.

O encontro e começo da história do casal líder religioso aconteceu há 28 anos atrás. “Eu a conheci em 96 quando eu me converti, a gente era um amigo naigreja que fazíamos parte e aí a começamoa a namorar no ano de 1999. Depois ficamos noivos e 2001 a gente casou”. Concluiu Fábio Mota.

Estudo de Ruah na Bíblia hebraica

A palavra ruah (רוּחַ – ruach), tem vários significados na bíblia de acordo com suas utilizações, mas um ponto incomum entre elas é que traz o sentido de energia (os autores bíblicos o utilizam para descrever a presença invisível de Deus, uma energia invisível que faz com que o vento seja soprado, as folhas  caiam, as nuvens se movam). Quando a palavra é utilizada pela primeira vez nas escrituras, em Gn 1:2, mostra que, sobre uma criação desordenada e sem condições de existência, o Espirito merahepet (מְרַחֶ֖פֶת) sobre a face das águas, isto é, o Espirito “chocava” a criação, era como que se Ele a mantivesse quentinha , energizada, para que houvesse desenvolvimento.

O Espirito, ruah, chocou (criou) um mundo perfeito mas a corrupção do homem o levou ao caos novamente, o Espirito então vem nos corações dos homens para os transformar  e serem guiados ao único meio de se viver na nova criação: através do Seu Filho, Jesus

Quando Jesus é batizado, e o Espirito de Deus desce – descansa – sobre Ele, vemos os sinais dessa transformação acontecendo, com Jesus trazendo vida onde havia morte.

Depois de Jesus morrer, Ele apareceu para os seus discípulos e diz que eles receberiam o poder do Espirito para testemunhar, At 1:8 nos ensinando que só se testemunha com poder o que se vive. 

O Espirito vem para nos capacitar a enxergar Jesus e vivermos na Nova Criação, lembrando que esta Nova Criação é possível apenas por meio da vida eterna, e esta, por sua vez esta definida em Jo 17:3, o que nos leva a pensar que devemos viver transformados pelo Espirito apontando Jesus para as pessoas e aprendendo, diariamente, a amar mais a Deus e as pessoas, por meio do Ruah.

O mundo está a procura de pessoas cujas vidas respaldem a mensagem que pregam.