Renovando a visão para um novo tempo

Pastor Carlito Paes foi o preletor da reunião do Conselho de Pastores de maio – realizada no templo do Ministério Consolador de Israel. “Estamos em uma fase de transição. O mundo está mudando. O fim é um novo começo. Mova-se pela fé”, afirmou aos líderes na manhã desta terça (11)

O tradicional encontro mensal do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos foi realizado na manhã desta terça (11) no confortável templo do Ministério Consolador de Israel. Todos os procedimentos e protocolos de segurança determinados pelo Plano São Paulo foram seguidos à risca como medição de temperatura na entrada, presença de álcool em gel para os presentes, obrigatoriedade da utilização de máscara e distanciamento social.

O preletor deste mês de maio foi o pastor sênior da Igreja da Cidade, Carlito Paes. Ele discursou para cerca de 50 líderes – dentre eles os vereadores Renato Santiago, Dr. Elton e Marcelo Garcia. Em sua pregação, Paes falou sobre a necessidade de se renovar a visão perante um novo tempo que se inicia. “Atravessamos uma fase de transição. Mudanças estão acontecendo. Tudo está sendo redesenhado como a sociologia, antropologia. A própria questão digital é um reflexo desta mudança. Temos que nos adaptar. É uma questão de sobrevivência nos tempos atuais, que veio para ficar”, afirmou.

Conforme explanação do pastor da Igreja da Cidade, o fim é um novo começo. “A pandemia vai passar. Mas, o vírus continuará circulando. Vamos conviver com ele. Renovando a visão o medo é deixado de lado. O vírus pode ser letal, mas não é por isso que você deve permanecer paralisado. Não tema as más notícias. O medo não é sentimento e sim espírito. Deixe o Espírito Santo agir. Não deixe de olhar para o futuro. Sonhe, se você sonha quer dizer que está vivo! A renovação não começa com o digital e sim com as suas digitais. Líderes inflexíveis terão grandes dificuldades. Mova-se pela fé. O fim é um novo começo”, destacou.

De acordo com os ensinamentos do palestrante, existem duas certezas na vida dos pastores e dos ministérios. “A palavra fica. A igreja prevalecerá. É uma empresa que existe há dois mil anos”, contou, antes de enaltecer que a igreja é essencial para o mundo. “A igreja é o céu na Terra. Não importa se é feita em um grande templo ou na calçada. O serviço ministerial nunca parou, mesmo em tempos de pandemia. Graças a Deus temos a tecnologia. Sejamos positivos”, enfatizou.

Para finalizar, pastor Carlito fez questão de ressaltar que, para o novo tempo que se inicia, são necessários discernimento para ouvir e obedecer, manter a satisfação plena em Jesus e prezar por um bom testemunho público pautado na integridade. “Sempre vai haver falsidade, mas Deus é maravilhoso. Ele quer sempre o melhor para você”, finalizou.

Antes da pregação da palavra, pastor Wanderson, anfitrião do encontro, fez a oração de abertura. Na sequência, pastor Matheus falou sobre a atual situação de Israel, envolvido em conflitos com o Hamas que vem se agravando ainda mais em razão das divisões territoriais e dos pontos de bloqueio criados para evitar aglomerações.

“Vamos orar pela paz de judeus e muçulmanos. Nosso objetivo não é ajudar somente Israel e sim a todos. Queremos que a igreja seja despertada para amar não somente uma cidade ou um povo, e sim todo o conjunto”, relatou.

 

Retomada 

Após o culto, o presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos celebrou o dia especial.Graças a Deus tivemos uma manhã de retomada. Ficamos um tempo sem fazer as reuniões em razões das restrições, mas aos poucos vamos retomando e caminhando seguindo todas as normas e protocolos. Para abençoar ainda mais nossa retomada tivemos as palavras do pastor Carlito, que foram preciosas palavras de ânimo e incentivo”, avaliou Anselmo de Carvalho.

Opinião similar foi exposta pelo primeiro secretário, pastor Valdir Santos. A igreja sempre tem o privilégio de poder ser renovada, principalmente em tempos difíceis. Foram palavras de ânimo sobre um novo olhar para o futuro”, analisou.

 

Vereadores revigorados 

Pastor e vereador, Marcelo Garcia saiu animado da reunião. Saio revigorado. Foi uma reunião produtiva, excelente. Foram palavras excelentes, bem propicias para o dia de hoje. Dou nota 10 para a reunião de hoje”, disse. Para Renato Santiago, as pregações tanto sobre Israel, com as do pastor Carlito, foram ótimas. “Temos que proteger as pessoas. Também é um momento de oportunidades onde vemos o poder de Deus nas pessoas, o que nos incentiva e nos dá mais ânimo para seguir lutando e levando as palavras do Senhor”, contou.

Já o médico e vereador, dr. Elton, citou as ações de São José durante a pandemia e destacou os procedimentos de segurança.  “São José foi exemplo para o país. Mas além do poder público, os cidadãos também precisam fazer a sua parte com mascarás, álcool e distanciamento social. Temos que tomar cuidado com os chamados ‘ambientes de segurança’, que é quando você não usa máscaras com seus amigos e familiares. Nestes meios são onde ocorre boa parte das transmissões. E a vida precisa continuar: restrições sim, fechamento total, não”, opinou.