Renovação e reflexão para superar traumas abordadas em palestra no Café do Conselho de Pastores

Encontro reuniu autoridades, convidados especiais e contou com palestra do psicanalista Donizeth Silva, além de cativante louvor e intensa comunhão dentre os líderes evangélicos de São José dos Campos

O amplo templo da Assembleia de Deus Família Plena, no coração de São José dos Campos, foi o cenário para mais um encontro abençoado do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos. O segundo Café do ano de 2024 reuniu líderes e membros da comunidade em um ambiente de louvor, reflexão e comunhão espiritual. A abertura do evento foi marcada pela mensagem do pastor Matheus de Carvalho, filho do presidente do Conselho, pastor Anselmo de Carvalho. Em suas palavras, o pastor Matheus ressaltou a importância da comunhão entre os irmãos e iniciou um momento de adoração ao Senhor. O clima de louvor e gratidão tomou conta do templo, preparando o ambiente para a mensagem inspiradora que estava por vir. Após as primeiras palavras de boas-vindas e devoção, o pastor Ricardo Aurino trouxe uma mensagem profunda sobre renovação espiritual e libertação.

Sua pregação emocionou os presentes, inspirando-os a buscar uma conexão mais profunda com Deus e a deixar para trás tudo o que os impedia de viver uma vida plena em Cristo. “Acalme o seu coração e sintonize no Senhor. Hoje Deus lhe dará a Palavra que você espera há tanto tempo. Que seja um dia de renovação e de libertação”, relatou, antes de proferir uma comovente oração pela santificação de todos os líderes presentes. Durante o evento foram mencionadas importantes iniciativas do Conselho e da comunidade evangélica. O jornal Informe Vale e a Rádio Vida foram homenageados pelo apoio contínuo às atividades do Conselho. Além disso, foram destacados eventos futuros, como a Feira do Livro Evangélico, marcada para o dia 20 de abril no Centro da Juventude, e uma oficina de capacitação de prevenção ao abuso de crianças e adolescentes que vai ocorrer em 25 de maio no bairro Dom Pedro, na zona sul da cidade. 

Momentos emocionantes e inspiradores marcaram o encontro, como o convite feito pelo pastor André Câmara para a “Conferência Eficiência”, em São Paulo, e para a celebração dos 83 anos da Assembleia de Deus Missão, que será realizada em 8 de junho às 18h. Pastor Rosivaldo Merloto também fez convites especiais, incluindo o próximo Café a ser realizado em sua igreja, na Igreja Nacional (que fica no Jardim Esplanada), no dia 14 de maio, com a palestra de Julio Vertullo. “O outro convite que faço é sobre o título de cidadão joseense que irei receber na Câmara Municipal, no dia 29 de abril às 19h30, por meio um de projeto de autoria do vereador Marcelo Garcia.  Por coincidência receberei o título de cidadão joseense na semana do meu aniversário. Agradeço a Deus. Estou muito feliz. Será uma noite incrível”, enfatizou o pastor Rosivaldo. 

Um dos pontos altos do evento foi a participação do Presidente e Diretor Executivo do Ministérios Maoz Israel, Kobi Ferguson. Em sua intervenção, ele compartilhou sobre a difícil situação atual em Israel e a importância das orações dos cristãos ao redor do mundo. “No último final de semana Israel foi atacado por misseis balísticos e drones suicidas propagados pelo Irã. Vivemos o tempo mais difícil de Israel moderno. Minha filha estava na força aérea de Israel, na fronteira com o Líbano e me mandou mensagem. Ela só me pediu para orar. Havia 12 minutos para eles se prepararem para a defesa, que foi muito bem feita. Foi um milagre. Agradeço a todos os pastores pelas orações. Os cristãos ao redor do mundo têm nos ajudado muito. Está sendo construído um hospital com a ajuda que Israel tem recebido”, disse Kobi, emocionado. Ele já deu palestras em duas reuniões do Conselho.

A presença das autoridades locais, como o prefeito Anderson Farias e os vereadores Marcelo Garcia e Renato Santiago, demonstrou o apoio da cidade às atividades do Conselho. O carismático pastor Wagner Lima convidou as autoridades presentes para subirem ao palco. Ele conduziu uma oração pela cidade e autoridades. “Vivemos momentos difíceis. Que Deus coloque suas mãos em nossas autoridades. Que a nossa cidade seja abençoada. Que Deus abençoe nossas autoridades. Nossa cidade é do Senhor Jesus Cristo. Senhor, livre nossa cidade do diabo”, orou pastor Wagner Lima.

Na sequência o pastor Anselmo convidou a todos para o Culto de Ações de Graça em celebração aos 35 anos do seu casamento com a pastora Selma. O culto vai ocorrer no dia 18 de maio, às 19h, no templo da Assembleia de Deus Família Plena, que fica na rua Siqueira Campos, n.º 243. Após o convite pastor Anselmo concedeu à palavra ao palestrante do evento, o psicanalista Donizeth Silva. Donizeth é conferencista e evangelista da Assembleia de Deus Missão. Ele falou sobre traumas religiosos (veja abaixo).

Traumas religiosos; o que são e como superá-los

Donizeth abordou o tema dos traumas religiosos, destacando a importância de lidar com as emoções e os traumas de forma saudável. “É um tema sistemático, que trabalhamos muito nas conferências. Vocês (pastores) podem ajudar e muito às pessoas. A pandemia fez explodir muitos sentimentos ruins. E o primeiro paradigma que quero quebrar é a de que crente não faz terapia. Crente tem traumas, problemas, assim como todos. Inclusive, os líderes. Se você tem sofrido com sua autoestima, negatividade, procure ajuda especializada “, afirmou Donizeth. 

O psicanalista discorreu sobre a STR (Síndrome de Traumas Religiosos), enfatizando a necessidade de compreensão e acolhimento por parte dos líderes religiosos. Ele destacou a importância de identificar e tratar os sintomas desses traumas, promovendo um ambiente de segurança e confiança para aqueles que sofrem. “Deus se preocupa com o emocional das pessoas. Então nós também devemos nos preocupar. Muitos sofrem com o desânimo ao longo da vida. São várias faixas emocionais que são construídas com o passar da idade”, discursou. Na sequência o conferencista falou sobre o perigo oculto na questão do trauma religioso. “Muito se afastam de sua crença devido às experiências negativas. É válido ressaltar que a própria religiosidade gera traumas religiosos. É perigoso. E não é exclusividade dos cristãos, os traumas podem ocorrer em qualquer religião”, ensinou.

Ele expôs dados do IBGE que mostram que boa parte dos evangélicos têm deixado de frequentar igrejas e que é dever dos líderes orientar suas ovelhas. “O trauma religioso é quando a pessoa perde o interesse pela igreja. Ela tenta se conectar com Deus de outra forma. É dever dos líderes orientar suas ovelhas”, proferiu, antes de abordar o abuso espiritual. “O abuso espiritual é quando ocorre manipulação em razão de divergências doutrinárias”, falou.

Para ilustrar suas explanações Donizeth expôs a imagem que representava uma mulher aflita olhando pela janela, como se estivesse presa e sem rumo. “Líderes precisam detectar estas pessoas e ajudá-las. Elas sofrem caladas, não é uma missão simples”, relatou. “Os sintomas consistem em sumir, falar pouco, ter medo, ficar antissocial. São pessoas que carregam cicatrizes”, relatou. Para acolher e tratar, explica o conferencista, deve-se desenvolver empatia e compreensão promovendo um ambiente de segurança, já que as pessoas traumatizadas têm medo de falar. “Elas precisam confiar no seu pastor, promovendo a educação e o entendimento”, disse.

Ao final da palestra, Donizeth recomendou a série da Netflix “Greenleaf” e o filme “Milagres do Paraíso” como recursos adicionais para compreender melhor os temas abordados.