Prefeito Anderson Farias abrilhanta reunião do Conselho de Pastores de setembro

Encontro ocorreu no Centro de Formação do Educador e contou com explanações sobre os diversos projetos e ações realizados pela prefeitura municipal de São José dos Campos – município que é certificado como a primeira cidade inteligente do Brasil

A reunião mensal do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos foi diferente neste mês de setembro. Ao invés de preletores cristãos renomados, o convidado foi um ilustre católico, que após ocupar diversos cargos como secretário municipal e vice-prefeito, é atualmente o chefe do executivo joseense: o prefeito Anderson Farias. Antes de Anderson começar sua palestra – na terça (13) – no auditório “G” do Centro de Formação do Educador – que esteve lotado -, o encontro foi iniciado, após o tradicional café da manhã, com uma oração proferida pelo carismático pastor Wagner Lima. 

“São José dos Campos é do Senhor Jesus Cristo. É uma honra termos autoridades da nossa cidade aqui em nosso encontro. Nos aproximamos de um momento importante para esta nação. Que o Brasil seja uma fonte de alegria em nossos corações. A bíblia fala que precisamos orar por nossas autoridades. Agradeço também a liderança do pastor Anselmo de Carvalho (presidente do Conselho) e a toda a diretoria do Conselho. Se estamos aqui hoje é por um propósito muito maior que aquilo que conhecemos”, afirmou. Na sequência um potente louvor tomou conta do CEFE da prefeitura. 

O prefeito começou sua explanação tecendo elogios aos líderes evangélicos. “Conheço os trabalhos de vocês há muito tempo. Fazem a diferença na nossa cidade, são peça fundamental em São José. Ninguém faz nada sozinho. Agradeço a vocês como prefeito da cidade. Aliás, é a primeira vez que participo da reunião do Conselho na posição de prefeito. Estou muito feliz”, afirmou, antes de revelar um acontecimento que teve junto com o ex-prefeito Felicio Ramuth, no início do ano. 

“Eu e Felicio estávamos em discussão após ele receber o convite para deixar a prefeitura e se lançar como candidato a governador. Não era uma decisão simples. Na primeira segunda-feira do ano recebemos dois pastores, que sem saber da dúvida que nos assolava, disseram: ‘2022 é o ano do rompimento. Para alcançar a renovação é preciso romper. Você (Felicio) precisa deixar a prefeitura e buscar novos rumos. Feliciorespondeu: ‘você não sabe como suas palavras deixaram meu coração em paz para tomar uma decisão’. E ali, naquele momento, decidimos quais seriam nossos novos rumos políticos”, revelou Anderson. Na sequência, ele passou a enfatizar os destaques alcançados pelo governo municipal. 

“Fomos certificados como cidade inteligente, a primeira e única no Brasil. Isto significa que temos a tecnologia a favor das pessoas. É uma conquista de todos; executivo, legislativo, judiciário, igrejas, entidades, comércios, indústrias e população. Comitivas de 86 cidades vieram conhecer nossa tecnologia nos últimos cinco meses. Somos um município resiliente e sustentável, que sabe lidar com os problemas e se planejar respeitando o meio ambiente. Nós cuidamos de gente”, disse. 

Programas importantes como o “Startup São José” (que estimula a economia criativa), “Qualifica São José” (programa social que qualifica o cidadão para o mercado de trabalho) e “Pró Trabalho” (contrata homens e mulheres que estão desempregados há 2 anos, os qualifica e reinsere no mercado de trabalho) foram citados pelo prefeito, assim como a rede municipal de ensino “Temos a melhor educação do estado de São Paulo. Possuímos os melhores números nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Fomos a primeira cidade do estado a retomar as aulas presenciais. Investimos R$ 4,2 bilhões em educação. Construímos escolas, reformamos outras. Criamos 8 mil vagas na educação infantil. Zeramos a fila para creches. Abrimos 3 mil novas vagas na educação fundamental. Nosso programa Educação 5.0 oferece tecnologia para o aprendizado. Nossos alunos especiais possuem óculos (fazem leitura de livros, reconhecimento de pessoas) e bengalas inteligentes (ajudam a caminhar). Isso não existe nem nas escolas particulares. É sensacional, já que você insere o aluno com o restante da classe. E o melhor: o aluno leva o acessório para casa. Educação não é despesa, e sim investimento”, relatou, visivelmente emocionado.

Os semáforos inteligentes, “Pref Book”, que coloca 80% dos serviços disponíveis pela prefeitura de forma on-line, “Geo Sanja”, que informa o zoneamento válido para cada local, “São José na Palma da Mão”, aplicativo que permite desmarcar consultas médicas e o “Meu Pet Feliz”, que já realizou 10 mil castrações nos últimos 4 anos também foram citados pelo palestrante, assim como ações sociais, de segurança e inclusão. “Possuímos atualmente 17 abrigos estruturados para receber pessoas em situação de rua, incluindo os pets. Atendemos 500 pessoas por mês. Também temos quatro unidades da Casa do Idoso, que fazem a diferença com muitas atividades. Já nossos índices criminais vêm despencando. O resultado é consequência da tecnologia (mais de mil câmaras monitoram a cidade com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos) aliada ao programa ‘São José Unida’, que reúne todas as forças de segurança do município. Prendemos 72 foragidos da Justiça via reconhecimento facial nos últimos sete meses. Vale ressaltar a eficiência da Polícia Civil, que esclarece 85% dos casos”, enfatizou. 

Antes de terminar sua palestra, Anderson ainda citou a força econômica da cidade (PIB de R$ 40 bilhões), programas que protegem o patrimônio arbóreo de 80 mil árvores, a criação do hospital de retaguarda, feito em 35 dias com parte dos recursos vindos da iniciativa privada, e a Linha Verde – novo modal de transporte da cidade, 100% sustentável. “Isso sem contar a concessão do aeroporto, que é uma conquista de todos nós. Deveremos ter voos regionais, transporte de carga e espaço para manutenção de aeronaves. Por isso tudo que a gente gosta de afirmar que bom, bom mesmo é morar em São José”, encerrou.

O encontro foi finalizado com uma oração feita pelo presidente Anselmo de Carvalho. Antes de orar, Anselmo fez questão de agradecer ao prefeito e sua equipe pelas mudanças na lei de zoneamento que diminuíram parte das burocracias direcionadas a templos religiosos. A reunião de outubro do Conselho de Pastores será no dia 18 de outubro na Igreja Evangélica de Pinheiros e terá como preletor o pastor Abe Huber. 

Além do prefeito, estiveram no encontro no CEFE os vereadores Marcelo Garcia (PTB)e Renato Santiago (PSDB), além dos candidatos a deputado estadual, Dr. Elton (PSC), e a deputado federal, Hélio Nishimoto (MDB).