Pluralidade de ideias, renovação e experiência; quem são os candidatos à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa!

Jornal Informe Vale

São José dos Campos tem cinco pré-candidatos a deputado estadual e quatro a deputado federal que disputam a preferência dos mais de 540 mil eleitores registrados na cidade

Tão importante quanto prefeito e governador, os papeis dos deputados estaduais e federais são de suma importância para o desenvolvimento da região Metropolitana do Vale do Paraíba. Sejam por emendas parlamentares, ou por levantarem as deficiências de determinado local ou serviço aos cenários estadual e nacional, representantes do legislativo são responsáveis em propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes.

Com mais de 540 mil eleitores, São José dos Campos é o segundo maior colégio do interior paulista, inferior apenas a Campinas, e costuma ter representantes ativos tanto na Assembleia Legislativa, em São Paulo, como na Câmara dos Deputados, em Brasília. Apoiada pela “onda bolsonarista” que atingiu o país nas eleições passadas, Letícia Aguiar (PP) é uma das representantes joseenses na Assembleia Legislativa. Profunda admiradora do presidente, a quem carinhosamente chama de “capitão”, Letícia tem 42 anos e possui como prioridades defender a vida e a família, combater a pedofilia, a erotização infantil, a violência doméstica e a corrupção, defender as forças de segurança, as causas sociais e a qualidade do ensino público, com colégios públicos cívico-militares e a escola sem partido.

A joseense é coordenadora das frentes parlamentares pela Valorização das Guardas Municipais e de Combate à Pedofilia, Erotização Infantil e Violência Doméstica. Ela já apresentou 39 Projetos de Lei, 3 Projetos de Lei Complementar, 2 Projetos de Resolução, e 2 Projetos de Decreto Legislativo. O projeto de lei 673/19 que autoriza a instalação de placas com cardápios em braille em restaurantes, de forma opcional, como incentivo à inclusão, foi aprovado por unanimidade e tornou-se lei sancionada pelo Governador. Já o projeto de Lei 495/19 denominou São José dos Campos como “Capital Estadual da Indústria Aeroespacial – Capital do Avião” e teve sua aprovação unânime na ALESP. Ao longo do seu mandato, Letícia conseguiu investimentos consideráveis por meio de pedidos de emendas e recursos destinados para atender prefeituras e vereadores de todo o estado de São Paulo. O valor foi aplicado em custeio de hospitais, aquisição de veículos e equipamentos de saúde, na segurança pública, esporte, defesa das mulheres, apoio social e entidades. A verba também foi utilizada em recursos para obras de infraestrutura, pavimentação asfáltica, iluminação e construção de sarjetas, além de recursos para reformas em diversas escolas públicas de todo o Estado.

Médico e ligado à Igreja da Cidade, Dr. Elton (PSC), que deixou a Câmara Municipal para disputar o cargo estadual, é outra opção para os eleitores da região. Ele se posiciona ao longo da vida política como profundo defensor da família e da vida em diversos temas e segmentos, conforme os princípios cristãos. Na Câmara de São Jose dos Campos, o médico elaborou propostas que defenderam as crianças de abusos, priorizou combate às doenças como bronquite e asma – dentre outras -, buscou recursos para tratamentos de doenças psiquiátricas e combate ao suicídio, incentivou programa de estágio aos jovens com idades entre 16 e 18 anos e auxiliou na fiscalização de hospitais e unidades de saúde.

Juvenil Silvério (PSD) é outra possibilidade. Ele também deixou o legislativo joseense de olho na Assembleia Legislativa. O católico já presidiu a Casa de Leis municipal e coordenou diversas comissões. Ligado à educação, saúde e mobilidade urbana, Juvenil lutou pela regularização fundiária de diversos bairros do município – além de contribuir para reformas de praças públicas e unidades escolares.

Herdando o trabalho do seu pai (Aloisio Petiti), Fernando Petit (MDB) é um velho conhecido da população joseense, principalmente devido ao magnífico trabalho desenvolvido com a “Farmácia Comunitária”, localizada na Vila Ema. Petiti é autor das leis que concedem selo amigo para defensores de animais, que proíbe tatuagens em cães e gatos, que obriga tutores a recolherem as fezes dos pets e da lei que garante atendimento preferencial a portadores de autismo. Petiti também defende os idosos e age pela capacitação profissional dos jovens para colocação no mercado de trabalho.

Filiada ao PT, Juliana Fraga é uma das principais oposições da Câmara joseense – onde está em seu terceiro mandato. Também defensora dos animais, Juliana tem forte atuação junto à saúde das mulheres como a prevenção do câncer de mama e também no combate à corrupção. Independente, Juliana acredita em uma nova forma de se fazer política, tendo como base uma boa escola para todos. Ela é contra a educação domiciliar e a favor da sociabilidade das crianças. Atenta à depressão infantil, a política defende a contratação de psicólogos na rede pública.

“Educação se faz com saúde, escola e aluno. A pandemia piorou a situação psicológica dos jovens como depressão e ansiedade”, afirma. A proteção das mulheres é outra forte bandeira de atuação da joseense. “Queremos Delegacia de Defesa da Mulher 24 horas em São José, que atenda e acolha também aos finais de semana”, destaca.

Já para a Câmara dos Deputados uma boa opção é Milton Vieira, que tenta a reeleição. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, Milton Vieira é menos conhecido que Eduardo Cury, que já foi prefeito de São José por dois mandatos, mas não por isso menos ativo. Morando em São José com sua família há 13 anos, Milton Vieira já garantiu repasses de cerca de R$ 20 milhões para investimentos em São José e região nas áreas de saúde, infraestrutura, educação e segurança pública. Ele, inclusive, foi laureado com o título de cidadão joseense.

Ativo por toda Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Milton recebeu há poucos meses o título de cidadão taubateano. Ele atou em projetos da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social e tem no currículo quatro mandatos de deputado estadual e dois como deputado federal. O evangélico ajudou também a aprovar os projetos da “Lei da Ficha Limpa” e do “Minha Casa, Minha Vida”. 

O ex-prefeito Cury (PSDB) também concorrerá a uma cadeira novamente na capital federal. Prezando pela transparência e honestidade, Cury foi destaque nacional no afastamento de Dilma, na cassação de Eduardo Cunha e no prosseguimento das investigações contra Temer. Na Câmara dos Deputados, o pré-candidato tem passagens pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Finanças e Tributação e Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Recentemente, Cury ajudou a aprovar um projeto que reduz a carga de ICMS sobre os combustíveis e a conta de luz. Trata-se de um esforço para reduzir a pressão desses itens sobre o orçamento e tentar conter a inflação. “Quando fui eleito deputado, assumi o compromisso de votar contra todos os projetos de aumento de impostos, além de trabalhar pela redução dos que já existem. Sigo fiel a esse compromisso” relata.  

Com a experiência regional de quem já foi vereador em São José por dois mandatos, e também já ter ocupado o posto de secretário de Transportes durante a gestão de Carlinhos Almeida (PT), Wagner Balieiro (PT) é uma opção para renovação e mudança em Brasília. Com foco na educação, inclusão e valorização dos professores, Balieiro é totalmente contrário à possibilidade do ensino domiciliar. “Isso seria um total retrocesso.  Temos que investir em educação, valorizar funcionários e professores. Precisamos levar tecnologia como internet, tablets e celulares aos alunos carentes. Tem muita coisa a ser feita”, avalia o petista.

Para fechar a lista de pré-candidatos, o nome de Hélio Nishimoto (MDB) também estará nas urnas na eleição de outubro. Experiente, Hélio já foi vereador em São José por quatro mandatos e três mandatos como deputado estadual. Ligado à comunidade evangélica e figura frequente nas reuniões do Conselho de Pastores, seu trabalho como deputado estadual segue dando frutos por meio de emendas solicitadas.

A trajetória de Hélio é marcada pelo forte trabalho realizado nos setores da saúde, educação, esporte, juventude, meio ambiente e cultura. Ele também é ligado à comunidade Nikkey, suas entidades sociais e culturais.