Pastor Toninho prega em reunião do Conselho na IEQ

Ele expôs aos líderes as mudanças de mentalidade necessárias para o crescimento e a prosperidade. “Para a igreja crescer você precisa crescer. E Deus lhe mostra caminhos”, afirma pastor Toninho

A sede da Igreja do Evangelho Quadrangular, situada na rua Ana Bonádio, região central de São José dos Campos, recebeu o encontro de maio do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos. A reunião teve início com o Presidente do Conselho, pastor Anselmo de Carvalho, pedindo proteção a Deus e agradecendo pela realização de mais um evento com os líderes evangélicos da cidade. “Te damos graça por estar aqui nesta manhã na IEQ. Muito obrigado Espírito de Deus por este tempo de adoração e de união que estamos tendo. Vamos louvar a Deus porque líderes também louvam”, disse Anselmo. 

Na sequência ele chamou o casal anfitrião do evento, Lucas Flores e Bruna Flores. Anselmo fez questão de destacar sobre a importância das pastoras ao lados dos maridos ao longo do projeto ministerial. Pastor Ricardo Aurino fez uma oração para abençoar os casais líderes da igreja que sediou o encontro. “Que haja mudança de saúde, de prosperidade, de alegria e de paz. Que Deus abençoe este casamento e esta igreja em nome de Jesus”, disse. 

Logo depois os líderes que estavam no culto receberam como presente um livro de autoria do pastor Onésimo de Barros, um dos grandes nomes da história da Igreja do Evangelho Quadrangular. Autoridades regionais da IEQ também prestigiaram o culto, que contou com muito louvor potencializado por uma afinada e contagiante sanfona. Como rege a tradição também foi feita uma oração especial pelas autoridades que estavam no culto: prefeito Anderson, vereadores Renato Santiago e Marcelo Garcia, além do Diretor de Trânsito, Hélio Nishimoto. 

Vereador e pastor, Marcelo Garcia fez questão de elogiar o prefeito Anderson. “Ele governa para todos, vem fazendo um trabalho incansável, um grande governo em nossa cidade que continua muito bem administrada. Minha bandeira sempre será o evangelho do Senhor Jesus”, afirmou, antes de enfatizar suas correntes ideológicas e religiosas. “Nós não representamos os adeptos do aborto, da ideologia de gênero, da linguagem neutra, da descriminalização das drogas e dos que defendem banheiros únicos. Precisamos de união. Nós defendemos a família, levamos a palavra do senhor Jesus. Elaborei a Lei de proteção aos templos já que muitas igrejas sofreram com protestos. O projeto foi sancionado pelo prefeito Anderson Farias”, contou Garcia. 

Antes de começar a pregar pastor Toninho fez questão de agradecer ao Conselho joseense pela oportunidade. “Quero agradecer ao pastor Anselmo pelo convite. Poucos sabem, mas comecei meu ministério em uma cidade de  6  mil habitantes: Ipeúna. Há 38 anos nem eu acreditava em mim. Nunca foi fácil, não vai ser fácil, mas tudo dará certo. Existe uma mão poderosa sobre nossa vida. A bondade e misericórdia nos seguirão por todos os dias de nossas vidas”, afirmou. E acrescentou. Em Ipeúna eu tive 12 membros que permaneceram  por 27 anos. Estes 12 me ajudaram muito. Mas os anos se passaram e a igreja não crescia apesar de toda a oração”, relatou. Mas, as coisas mudaram quando pastor Toninho passou a ter uma nova mentalidade. 

“Para a igreja crescer você precisa crescer. E Deus lhe mostra caminhos. Deus começou a trazer pessoas. Mesmo sendo uma cidade pequena chegamos a mil pessoas em Ipeúna. A cidade viveu um avivamento. Aí nos expandimos e fomos para Piracicaba. Assumi Piracicaba em 2012. E crescemos bastante, para quase 5 mil pessoas. Não se preocupe se tem gente melhor que você, corra atrás”, enfatizou.

Recomendações aos líderes foram os próximos tópicos abordados na preleção. “A igreja não pode estar lotada, tem que ter cerca de 80% de ocupação, com 20% para os visitantes. Acredite na propagação digital, pois temos conteúdo. Temos que ser contagiantes, não podemos ser desanimados. A palavra contagiante significa aquilo que se propaga pela intensidade e pelo poder da influência. A igreja tem que ser intensa. Somos nós que criamos o caminho. Não podemos dificultar as coisas. Precisamos ser intensos. Não deixe de ter a preparação adequada, estude a palavra antes de pregar. Domine o assunto. Tenha o controle. Não se preocupe excessivamente em agradar a todos. Não desabafe no púlpito. Sempre termine o culto para cima, nunca com bronca. Terminou o culto, não toque mais música”, sugeriu.

A próxima reunião do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos será no dia 20 de junho na Igreja Família Plena e contará com a presença das esposas dos líderes.