O que é a União Fraternal de Pastores e líderes cristãos? 

Líderes de diversas igrejas evangélicas se unem para fortalecer laços e trabalhar juntos em ações para fortalecer o dom do pastoreio

A União Fraternal de Pastores e Líderes Cristãos é um projeto que visa promover a unidade e cooperação entre líderes de diferentes igrejas evangélicas, focando em aspectos como oração conjunta, troca de experiências ministeriais e apoio a pastores desassistidos. Em entrevista exclusiva ao Jornal Informe Vale, o pastor Gilson Luiz, de 38 anos, relata a ideia principal desse projeto. “Essa união Fraternal de Pastores e líderes cristãos tem o objetivo de de reunir pastores que hoje são dependentes, desassistidos, que não são ouvidos, não tem o preparo, não tem formação suficiente, tanto contábil quanto jurídica e não tem nenhum tipo de apoio emocional e espiritual para que nós possamos promover.

A ideia é fechar um núcleo em cada igreja dessa União.” Basicamente, os líderes mais independentes e com uma formação completa tem o dever e a empatia, nessa união, ajudar líderes mais dependentes e ouvi-los sobre como ajudá-los a serem verdadeiros líderes de igrejas.  A união para criar um ambiente de respeito mútuo e fortalecimento espiritual, com o objetivo de impactar suas congregações e a sociedade de forma positiva, é a chave para o sucesso.

Como foi criada essa União Fraternal de Pastores e líderes cristãos?

Esse projeto foi criado por três pastores: Pastor Gilson Luiz, presidente da Assembleia de Deus do Vale do Paraíba, pastor Laércio Gomes da Assembleia de Deus do Ministério de Madureira do Jardim Jussara em São José dos Campos e pastor Anderson da Igreja Vidas com propósito, no Bosque dos Eucaliptos.

Questionado sobre como está sendo a divulgação dessa união de pastores, o pastor Gilson explica que a criação de um podcast foi o melhor caminho. “Não temos ainda um calendário fixo, mas assim que tivermos, iremos colocar no ar.  

Recentemente começamos a realizar episódios em nosso podcast para apresentar cada pastor que está entrando nessa unidade, para poder dar voz a outras pastores menos experientes; promovendo a igreja, sua visão e a ideia de pastoreio. Nosso grupo no whatsapp também está ativo para pastores que queiram fazer parte dessa união”. Finaliza o pastor Gilson. 

Iniciativas como essa, buscam fortalecer os laços no corpo de Cristo e enfrentar desafios sociais e morais, especialmente no contexto atual de polarização. 

Além disso, a união entre líderes oferece oportunidades de desenvolver e perfeiçoar pastores e preparar uma nova geração de líderes cristãos capacitados para os desafios futuros. Esse esforço conjunto é visto como um testemunho de fé que pode transcender divisões políticas, sociais e culturais, tornando-se um farol de esperança e transformação na comunidade.
Reflexão Sobre o Papel
da Igreja e o Impacto Social e Espiritual

Os pastores e líderes presentes também usam o momento durante a união, para refletir sobre o papel da Igreja na sociedade contemporânea, em meio a mudanças culturais e desafios éticos.

O encontro foca na importância de fortalecer a liderança espiritual em tempos de crise. A união entre igrejas pode oferecer um testemunho de esperança em meio à incerteza social, servindo como um exemplo de como a fé pode gerar soluções concretas para os problemas enfrentados pelas comunidades mais vulneráveis​. A União Fraternal de Pastores e Líderes Cristãos já planeja os próximos encontros, reforçando seu papel como um espaço de diálogo e cooperação para o bem comum.