O Poder das Metas

Indispensáveis para que os sonhos saiam do campo da mente, metas devem ser muito bem definidas

Mais um ano se inicia e com ele há uma nova oportunidade de começar, de zerar e reiniciar uma nova trajetória. Mas como fazer para não ter o mesmo final do ano que passou? Mesmo que tenha sido muito bom, ainda assim, pode ser melhor. Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire à Alice: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, ou seja, é necessário em primeiro lugar definir! 

Para tal façanha, quero deixar uma dica preciosa: não basta apenas sonhar, é necessário planejar e para isso é indispensável estabelecer metas, dessa maneira é bem mais provável que o sonho se realize. 

As metas se tornam indispensáveis pelo fato de que o sonho sempre fica no campo da mente, sem metas eles nunca saem de lá. 

Metas são objetivos quantificados, é uma posição no futuro que relaciona tempo e valor, exigindo dedicação para ser alcançada. Um método que auxilia bastante no estabelecimento desses objetivos é o SMART. Trata-se de um conjunto de critérios que auxilia na definição das metas, essa sigla é um acrônimo em inglês e cada letra representa uma palavra sendo: 

S – Específico (Specific), M- Mensurável (Measurable), A – Alcançável (Achievable), R – Relevante (Relevant) e T – Temporal (Time-bound). 

Sendo assim, seguindo esse método, uma meta deve ser “Específica”; quanto mais clara melhor e quanto mais precisa, maior a chance de ser concluída. Entender o contexto onde se quer que aconteça, com quem e quando, trazem maior visibilidade da meta estabelecida.

No quesito “Mensurável”, se trabalha indicadores, ou seja, forma de identificar o progresso, em que altura se está no caminho traçado entre o ponto A (início da meta) e o ponto B (sonho realizado). Aqui, é necessário deixar pré-estabelecido quais evidências de que se está no caminho certo e até mesmo de que se chegou lá. 

Após isso, avançamos para mais uma fase, assimilar se a meta é “Alcançável”, responder questões como: alguém já fez isso antes? Afinal, nem sempre é necessário reinventar a roda, pode-se aprender como essa pessoa conseguiu e seguir a mesma trilha, com certeza haverá muito menos trabalho, isso se chama “Modelagem”. 

Nesse ponto, iniciamos o desenho das ações e quais passos para alcançarmos nosso objetivo, levando em conta quais recursos serão utilizados, sejam eles financeiros e/ou intelectuais e quais habilidades são necessárias. 

Avançando no método SMART, vamos para a fase de “Relevância” onde avaliamos: por que é importante para você? Que satisfação terá ao conquistar essa meta? Compreender essas questões revelará tópicos: motivadores (o que você ganha com isso) e sabotadores (o que você perde com isso), essa parte é muito importante, pois é exatamente nesse momento que muitos desistem ou não conseguem avançar.

E por último a fase “Temporal”: tudo o que existe tem um tempo determinado, até mesmo o que ainda vai nascer tem em sua naturalidade nove meses para ser gerado e, dado o tempo, nasce.

Com os sonhos também é assim, e o método SMART traz isso em sua última parte, a determinação do tempo, para o estabelecimento das metas e do passo a passo, deve-se estabelecer curto, médio e longo prazo, isso auxilia na concretização, fazendo com que o processo seja dinâmico e evidente a cada passo. 

A realização de sonhos e objetivos é um dos fatores que trazem motivação para vivermos o dia a dia e o uso de técnicas como a SMART, possibilita uma maneira mais concreta de atingir o objetivo estipulado. 

____________________

Geovane Castro

@geovanecastro.coach