Reunião ocorreu no templo da Igreja Verbo da Vida, marcada por muita unção. “Para começar basta ser sonhador, mas para recomeçar tem que ser herói”, destacou o palestrante
O encontro do Conselho de Pastores de Taubaté realizado no amplo e confortável tempo da Igreja Verbo da Vida foi marcado por palavras impactantes que abordaram a importância do “recomeço” em todas as etapas da vida. Com mensagens revigorantes que tocaram o fundo da alma, o palestrante da manhã, apóstolo Djalma Toledo, cativou a todos os líderes presentes.
Antes de Toledo começar sua explanação, o presidente do Conselho, pastor Ronaldo, enfatizou sua felicidade em poder oferecer um evento com conteúdo aos líderes taubateanos. “É uma satisfação imensa estar aqui e celebrar um evento com esta qualidade. É algo que supre, nutre nossa vida ministerial. Ficamos alguns meses sem realizar o café por uma questão de agenda, mas hoje estamos aqui na penúltima reunião do ano”.
Na sequência, o apóstolo Djlama orou, agradeceu pela saúde e dedicação de todos e também pela cidade de Taubaté. “Deus ama esta cidade. Agradeço a toda a diretoria do Conselho pelo desafio que me foi concebido em pregar aqui”, afirmou. A insegurança ministerial foi o primeiro tema a ser abordado. “Sou organizado, gosto de trabalhar com projetos. Sou metódico e sistemático. Sem projetos eu fico perdido. Estamos em período de instabilidade emocional, ainda reflexo da pandemia. No final do ano passado eu estava inquieto, desorganizado. Por isso precisei recomeçar. Ainda dá tempo de recomeçar em 2022. Todos nós atravessamos períodos de instabilidade”, disse.
Segundo o conferencista, começar é para empolgados e sonhadores, mas para recomeçar é preciso ser herói. “A diferença é que no começo você não tem história, não tem passado. Você está empolgado, sonhando. Mas mesmo se depois de tombos, você continuar sonhando é porque voce é um herói”, pregou. Para exemplificar seu pensamento, o apóstolo citou o casamento. “Quem casa pensando em se separar? O início é bem menos complicado. Depois das frustrações é que vem o problema. Saiba lidar com seus fracassos, com suas derrotas, com suas falhas nos projetos. O recomeço é para o crente. É uma das grandes essências do Criador. Deus acredita no recomeço, na reconciliação. Ele não desiste. O Deus do amanhã lhe faz recomeçar”, frisou.

Na perspectiva do recomeço, segundo o convidado, há dias em que tudo dá certo. “Mas tem dia que tudo dá errado. E você fica cabisbaixo. Mas, a promessa de Deus é atemporal, não depende do seu humor. Deus tem a premissa dele para você, que sempre valerá do mesmo jeito. Quando você entende que Deus colocou em você o espírito do recomeço, não só você é beneficiado, como também aqueles que vêm depois de você. Não desista, pense nos seus filhos, na sua família”, ensinou.
Na visão de Djlama, quando surgirem os inevitáveis problemas, deve-se lembrar que caso a terra não esteja habilitada a dar água, basta cavar o poço. “Deus faz surgir água onde você cava o poço. Ele vai mover os céus e a terra, mas você precisa agir. Deus tem um recomeço, você tem o Espírito Santo dentro de você. Ele tem um caminho que você não enxerga. Esqueça o que ficou para trás. Deus só pode fazer algo novo se você esquecer o velho. Use o aprendizado, o fracasso para subir no palco. Deus te glorifica e te levanta, mas pelo amor de Deus não pare. Não remoa o passado. Não carregue defunto. Evite o comodismo”, destacou, antes de acrescentar. “As circunstâncias não podem gerar em você um fator paralisante. O bastão está em suas mãos”, complementou.
A própria história do apóstolo Djalma foi mencionada por ele. “ Tive que lidar com a pobreza, rejeição, doença. Só tem poder para te parar aquilo que tem poder para te mover. Se mova pelo propósito e não pela circunstância e você nunca será parado na vida. A premissa que Deus faz nos dias bons vale também para os dias ruins”, mencionou. Personagem bíblico, Pedro foi citado na explanação.
“Pedro errou muito, mas ele aprendeu a recomeçar. Podemos tirar algumas verdades desta história. A primeira é que Deus é especialista em entrar no barco no dia em que ele estiver vazio. Quando o barco está cheio muitos pensam que não precisamos de Jesus, mas nossas maiores experiências com Deus são em nossos dias de fracasso e não nos dias de vitória. É incrível. E nos dias de fracasso chore bastante para ganhar força para o dia seguinte. Quando você tem Jesus, mesmo que seu barco esteja vazio, há um recomeço na sua vida”, contou. E continuou. “A segunda verdade consiste em ter disposição de servir mesmo depois de um dia fracassado. Não retroceda por causa de uma decepção em sua jornada. Pregue com a mesma intensidade, estando a igreja lotada ou vazia. Não desista, recomece, jogue a rede novamente”, encerrou.


Um dos momentos de maior emoção do culto aconteceu quando o apóstolo Djalma pediu a todos que orassem um pelo outro. A cerimônia foi finalizada com intenso louvor e apresentações de projetos dos representantes das igrejas presentes ao templo.