Há trinta anos semeando a palavra de Deus em São José

Tendo como regra de fé a Bíblia Sagrada, Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Taubaté em São José dos Campos fincou raízes e se propagou na cidade, tendo hoje um total de 35 congregações na região

Uma igreja que mantém como regra de fé a Bíblia Sagrada e a palavra de Deus, e que por ela suas ovelhas e lideranças são ensinadas à obediência e à pregação, além de amar a Deus e ao próximo. Tendo como alicerce estes conceitos e diretrizes, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Taubaté em São José dos Campos propaga o Evangelho há 30 anos na maior cidade da região Metropolitana do Vale do Paraíba. 

“Tudo começou quando o pastor José Ezequiel da Silva, nosso pastor em Taubaté inaugurou uma pequena congregação aqui em São José dos Campos. Mais tarde, o pastor Hermes Mendes Barros construiu a igreja onde é a nossa sede (rua Martins Fontes, n.º 41, Monte Castelo) hoje – que se filiou com a igreja de Taubaté, passando o trabalho definitivamente para o ministério de lá”, afirma o pastor Hilário Monte Fernandes, que prega a palavra há 22 anos no ministério. “Pregar a palavra é um chamado divino. Faço com a certeza de que estou agradando ao Senhor Jesus. Ainda temos muito a fazer, por isso na obra de Deus é difícil sentir-se realizado, já que a seara é grande e os obreiros são poucos. Sendo assim enquanto o Senhor me der vida e disposição estarei obedecendo-o, semeando a sua palavra”, destaca. 

Sobre a trajetória da igreja, pastor Hilário conta que a Assembleia de Deus Ministério de Taubaté em São José dos Campos faz parte de uma igreja emancipada por Taubaté em 2007, formando um ministério composto por pastores e evangelistas filiados à      Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil e à Comadespe (Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo e outros). “Juridicamente somos organizados com os devidos registros legais, com   estatuto e diretoria onde são tomadas as decisões de ordem interna”, explica. 

O ministério fincou raízes em solo joseense, se expandiu para diversos bairros, rompendo fronteiras e abrindo igrejas até em outros países. “Temos várias congregações nos bairros de São José dos Campos, além de Jacareí e Jambeiro, em um total de 35. Desde que chegamos aqui estamos trabalhando e Deus tem nos abençoado na abertura de novas igrejas. Nesta disposição divina, temos trabalho missionário no Peru, na cidade de Piura, feito por um com casal de pastores, e templos próprios na Espanha e no Egito”, relata o entrevistado. Em relação ao louvor, pastor Hilário conta que a igreja é rica e glorifica a Deus com cantores, grupos musicais e orquestra. “Também adoramos a Deus por meio de nossas crianças, que cantam em grupo. Também temos grupos de adolescentes, jovens, coral de irmãs, de varões e o coral da igreja. Ainda tocamos os hinos da nossa harpa cristã – que são entoados pelos fiéis durante a celebração do culto”. 

Investir na formação não somente de obreiros, como de toda membresia, é outra característica da Assembleia de Deus Ministério de Taubaté em São José dos Campos. “Temos a Escola Bíblica Dominical, a Escola de Formação de Obreiros e o Ibad(Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Pindamonhangaba), com 5 núcleos ligados à nossa igreja”, diz. A igreja também realiza reuniões internas e congressos voltados para os pais com filhos no departamento infantil. “No mês de julho realizamos o congresso unificado   com a participação de adolescentes, jovens e mulheres. No final de setembro deste ano estaremos realizando por 5 dias a Ebol (Escola Bíblica de Obreiros e Líderes) com palestrantes convidados. É um trabalho voltado para o crescimento espiritual de toda a igreja”, enfatiza o pastor. 

Questionado sobre as eleições e a relação entre igreja e política, pastor Hilário esclarece que seu ministério acolhe os políticos que o procura com a finalidade de apresentá-los aos membros, mas que não há nenhum tipo de interferência na decisão individual de cada um. “Oramos para que os políticos façam o melhor possível. O objetivo maior da igreja é pregar o Evangelho”, encerra. Confira abaixo os horários dos cultos.