Há 107 anos evangelizando joseenses e abençoando São José dos Campos

Tradicional celebração pelo aniversário de São José dos Campos na Igreja Cristã Evangélica Central tem ministração de Carlito Paes sobre o tema “A igreja presente na cidade”

Primeira igreja evangélica de São José dos Campos, a Igreja Cristã Evangélica completa cento e sete anos de atividade no abençoado solo joseense. A cidade celebra 255 anos de existência. Como parte das comemorações pelas marcas, o tradicional culto de ação de graças foi celebrado na unidade central (Praça Cônego Lima, n.º 167) do ministério no mesmo dia em que a principal cidade da RM Vale do Paraíba festejou 255 anos de crescente trajetória. 

A celebração teve início com um cativante coral afinado, que envolveu membros de várias igrejas, que contagiou e emocionou a todos os presentes. Na sequência, Pastor Valdemberg Viana proferiu uma oração ao lado do presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos, Anselmo de Carvalho, e do preletor da manhã especial, Carlito Paes. “Que tudo o que acontecer aqui reflita o poder de Deus. Pedimos bênçãos à cidade de São José dos Campos. Cidade acolhedora, que acolheu a mim e à minha esposa e a tantos outros que por aqui deixaram saudades e histórias. Nossa eterna gratidão. Quero interceder junto ao coração de Deus por este povo tão hospitaleiro que acolhe gente do mundo inteiro”, disse Valdemberg. Após a fala, foi tocada uma cativante versão do Hino Nacional. 

O próximo a orar foi pastor Anselmo. “Senhor, em nome do teu filho amado Jesus Cristo, nos reunimos na tua presença para engradecer o teu nome pelo aniversário da nossa cidade: 255 anos de história. Pedimos sua benção sobre a cidade e à nação brasileira. O Brasil pertence ao Senhor Jesus. Que o teu nome seja exaltado sempre nesta nação”. Ex-presidente do Conselho de Pastores, John D. Barnett, continuou o culto.  “Sou escocês, mas cheguei aqui há 60 anos, e esta é a minha cidade. Estamos aqui para agradecer pelas bênçãos derramadas sobre ela”, disse.  

Sob a responsabilidade de Carlito Paes, o tema da palestra foi “A igreja presente na cidade”. Antes de iniciar a palavra, ele fez questão de tecer elogios ao município. “Estamos bem no centro de São José, que vem passando por uma importante e necessária revitalização. Aqui é o coração da nossa cidade. E bom, bom mesmo é viver em São José. É maravilhoso ver a fé cristã evangélica há 107 anos na cidade. Aqui é a primeira igreja. É uma grande alegria estar aqui. Há 107 anos estamos aqui fazendo nosso papel como cristãos evangélicos. Este nome (da Igreja Cristã Evangélica) é o melhor, já que reflete exatamente nossa fé e denominação, nossa doutrina e teologia. São José é a primeira cidade inteligente do Brasil. Quem anda pelo Brasil inteiro agradece a Deus por São José dos Campos. Todos nós gostamos de promover São José a quem mora em outras cidades”, proferiu. 

O tema da palestra foi o próximo assunto a ser abordado por pastor Carlito. “O que faz uma igreja local presente na cidade? Somos de locais diferentes, mas todos da mesma cidade. Queremos ser relevantes, contribuir com a cidade. Jesus não quer que sejamos passivos. A maior contribuição de uma igreja não é apenas alimentar com a palavra de Deus àqueles que vêm até às celebrações, está é apenas uma parte. A vida cristã é receber, celebrar, guardar e repartir. O repartir é levar às boas-novas. Jesus fez isso pelas praças, pelas vias. Se não fizermos isso de forma intencional não seremos efetivos na missão”, enfatizou, antes de citar experiências pessoais recentes. “Semana passada estive em dois países da Europa. Na Alemanha preguei, depois estava andando pelas ruas e vi uma coisa muito triste: muitas igrejas fechadas, igrejas luteranas. Fui para uma reunião em Roma onde tem atualmente centenas de igrejas católicas fechadas. Roma tem 900 igrejas católicas. O que acontece nestas situações? A igreja que não evangeliza se prejudica. A igreja perde a sua vivacidade, o seu vigor. Igreja não é sobre nós, é sobre o outro. É a única instituição que existe para os não-associados. A razão é servir ao próximo”. 

Segundo o pastor Carlito, o melhor presente que a igreja pode dar para a nossa cidade, que tem mais de 400 igrejas evangélicas, é cuidar das pessoas, orar, evangelizar, cuidar dos vícios, ajudar casais e famílias a se recuperarem. “A igreja presente na cidade é exatamente isso: a igreja que se encontra ativa na cidade. Ela serve a partir das casas e não a partir dos templos. O templo é a junção das casas. A casa é muito importante para a fé cristã”, acrescentou. 

Ainda segundo o preletor é preciso resgatar a pregação nas praças e áreas públicas, prática que voltaram a ser mais frequentes. “A igreja que serve à cidade supera obstáculos e dificuldades. Não fique olhando os problemas e reclamando. Orem. A igreja também deve levar uma mensagem de salvação. Vamos contribuir com nossa cidade para que ela continue sendo um lugar maravilhoso”, encerrou.

Estiveram presentes ao culto na Igreja Cristã Evangélica Central os deputados federais Eduardo Cury (PSDB) e Milton Vieira (Republicanos), os vereadores Marcelo Garcia (PTB), Milton Vieira Filho (Republicanos), José Luís (PSD) e Dr. Elton (PSC) – além do ex-prefeito e pré-candidato a vice-governador, Felicio Ramuth (PSD) e o prefeito Anderson Farias (PSD) – acompanhados pelos secretários municipais da Saúde (Margarete Correia) e de Governança (Márlian Machado). Pré-candidato a deputado federal, Helio Nishimoto (MDB) também prestigiou o evento. 

Palavra do prefeito

Com vasta experiência política, Anderson passou o aniversário de São José na condição de prefeito pela primeira vez. Ele assumiu a prefeitura em 1 de abril deste ano.  “Temos que comemorar com muita alegria. Agradeço a todos os líderes aqui presentes. Minha missão não é fácil. A igreja me ajuda muito nesta caminhada. Somos uma cidade inteligente, já recebemos comitivas de 83 cidades que vieram conhecer nossa tecnologia. Isso nos orgulha muito. São José é boa para viver e empreender, conquistas que só foram possíveis graças ao nosso povo. Trabalhamos o presente para constituir o futuro. Este é o nosso diferencial”, afirmou.  

Secretário do Conselho de Pastores, Valdir Santos entregou um exemplar da “Bíblia de Estudo da Fé Reformada”, lançada em 2021 pela editoria Fiel, a Anderson. O culto foi encerrado com louvor cantado pelo coral.