Formação integral que transforma o presente para semear o futuro

Pautada nos princípios da educação cristã, Escola Adventista trabalha o aluno nos aspectos físico, mental e espiritual. “Carregamos em nossa essência a perspectiva de ir muito além do ensino”, afirma o pastor do Colégio Adventista de São José dos Campos, Paulo Henrique Gomes Felipe

Os diferenciais da Escola Adventista são representados nos expressivos números alcançados pela instituição educacional. Presente em 202 países e com mais de dois milhão de alunos, a escola mantém 520 unidades no Brasil, onde atende cerca de 246 mil estudantes. No Brasil, são 126 anos de história. Somente na região do Vale do Paraíba existem atualmente nove colégios. A unidade de São José dos Campos honra a tradição e funciona há 37 anos. 

“Somos uma instituição confessional que carrega a educação cristã desde a sua origem. Com isso buscamos trabalhar o aluno nos aspectos físico, mental e espiritual – o que chamamos de formação integral”, explica o pastor do Colégio Adventista de São José dos Campos, Paulo Henrique Gomes Felipe. Segundo pastor Paulo o colégio preza pelos valores éticos, morais e cristãos e se mantém de portas abertas também a adeptos de outras religiões. “Temos muitos alunos católicos, ateus. Não entramos em controvérsia doutrinária ou religiosa e mantemos como alicerces a honestidade, o respeito e a família”, destaca. 

A perspectiva do Colégio Adventista, conta o entrevistado, consiste em ir muito além do ensino, característica que diferencia a escola de outras existentes na cidade. “Todo o nosso time pedagógico é preocupado, e focado, não somente nas questões relacionadas à sala de aula como também nos desdobramentos que envolvem a formação do indivíduo”. 

O perfil familiar do colégio não inibe o aspecto competitivo que demanda o desenvolvimento do aluno – como preparação aos concorridos vestibulares e provas do Enem. “No Ensino Médio os alunos têm contraturno visando o fortalecimento e o reforço da grade curricular. Simulados são aplicados desde o 5º ano. O resultado fica evidente nas provas. Muitos alunos foram bem no último Enem. Estamos aguardando os resultados”, relata. 

Sobre o sistema de ensino e material didático pastor Paulo frisa que ambos são personalizados, preparados e produzidos pela Casa Publicadora Brasileira. “O conteúdo visa o aprendizado abrangente, e significativo, que contribui diretamente com a formação integral do aluno. Para complementar a educação integral oferecemos atividades como corais, cantatas e acompanhamento pastoral para alunos e famílias”, enfatiza. 

Em relação aos corais pastor Paulo explica que existem duas formações. “Temos um coral composto por 100 vozes, de alunos do 5º ano ao Ensino Médio. Também temos o que é formado por crianças do maternal ao 4º ano. O colégio realiza ensaios semanais coordenados por uma regente. É uma atividade que trabalha disciplina, responsabilidade e convívio em grupo. Para celebrar o final do ano letivo teremos quatro noites de cantata, que acontecerão nas formaturas do Fundamental e do Ensino Médio”, frisa. 

Outro diferencial do Colégio Adventista diz respeito à excelente estrutura. Salas amplas, ventiladas e refrigeradas, duas quadras poliesportivas, cantina, tobogã que liga o piso superior ao inferior, brinquedos de shopping para a Educação Infantil – que conta com patío exclusivo – e um auditório com capacidade para 500 pessoas fornecem as melhores condições possíveis para os alunos em prol da formação integral. 

As matrículas já estão abertas para o próximo ano letivo da Educação Infantil ao Ensino Médio. O Colégio Adventista tem fácil acesso e está localizado no bairro Bosque dos Eucaliptos, na rua Manoel Fiel Filho, n.º 300. Mais informações pelo telefone e WhatsApp (12) 3919-2200 ou site: saojosedoscampos.educacaoadventista.org.br. O leitor do Informe Vale está convidado a visitar a escola. Entre em contato!