“Cada um possui seu próprio corpo, espírito e alma. Case com quem compartilhe sua fé, sentimentos e bens. Há um propósito de Deus para cada família”, afirma
Fenômeno da internet com 6 milhões de seguidores no Facebook, 7 milhões no Instagram e mais de 64 milhões visualizações no YouTube, pastor Claudio Duarte é sucesso no país inteiro com suas palestras itinerantes. Líder de uma igreja chamada Projeto Recomeçar e com 20 anos de atuação como palestrante, ele dedica sua vida para ensinar famílias a viver segundo o Evangelho e recomeçar suas histórias de forma madura e com resultado. No mundo corporativo e no ambiente familiar, suas apresentações têm proporcionado uma nova forma de olhar e agir, frente às grandes mudanças que compõe a nossa realidade e às dificuldades de convivência dentro dos lares – com destaque para as relações conjugais, cada vez mais complicadas nos tempos atuais. Sua comunicação simples e bem-humorada foi atração recente (última sexta, 19) no ginásio do Tênis Clube.
A proposta principal da exposição feita pelo pastor Cláudio Duarte foi mostrar aos maridos e às esposas que, com pequenos ajustes, alguns indolores, é possível transformar grandes realidades e no final ainda dar boas risadas dos problemas que foram superados. Suas falas foram repletas de sabedoria e alto astral para a vida. Pastor Cláudio fez questão de lembrar que sua explanação no Tênis não se tratava de um culto evangélico. “Sou pastor, meus princípios estão pautados na bíblia, mas eu não vim aqui fazer um culto, senão eu iria à igreja e a entrada não seria cobrada. Quem é católico aqui? E espíritas? E umbandistas e adeptos de religiões africanas”, disse, de forma muito bem-humorada. Na sequência, ele questionou qual a melhor forma de alcançar a felicidade. “Pessoas emocionalmente saudáveis buscam ser felizes. Primeiro, precisamos entender como é o ser humano e a diferença entre alegria, felicidade e paz. A alegria é um sentimento muito volátil, superficial, pautado no que está ao seu redor. A felicidade é um sentimento, uma emoção, que não é tão profunda como a paz. Segundo a bíblia a paz é alcançada pelas pessoas que conseguem fazer as suas escolhas e gerenciá-las. Portanto, não existe um modelo de felicidade. Somos corpo, alma e espírito. Cada indivíduo é diferente, tem sua própria identidade. Decisões assertivas fazem você feliz”, afirmou.
A complexa “missão” de escolher uma parceira para a vida toda foi o próximo tópico abordado pelo palestrante. “Como escolher uma pessoa? É uma decisão muito abrangente. Se as coisas estão ruins no trabalho basta pedir demissão. Se o vizinho o incomoda, mude de casa, mas o casamento é vitalício! Primeiro, é importante avaliar a questão hormonal, o desejo. Não é demônio, é hormônio”, brincou o pastor arrancandogargalhadas e salva de palmas dos espectadores. “Pode fazer sexo antes do casamento? Não? E depois? Pode, mas eles querem? Não se preocupe com o que a pessoa tem e sim se ela está disposta a repartir. Case com quem queira compartilhar sua fé, seus sentimentos e bens. Ah, e evite casar com viúvo, já que quem é bom morre primeiro”, brincou. E acrescentou. “Não se separe. É bem complicado criar filho dos outros. Casamento é coisa séria. Se não tiver maturidade, não case. E depois de casar não tire a liberdade do seu parceiro. Se ele gosta de jogar bola, o deixe jogar bola. Mas, tem os percalços também. O solteiro dorme do jeito que quiser. Já o casado, não. Tem gente que sonhava em dormir agarrado todas as noites. Isso dificilmente acontece. Homens e mulheres são diferentes, mas isso que é legal, conversando a gente se entende”, proferiu antes de complementar. “Você e sua esposa podem fazer de tudo, só não podem fazer sexo sem ser consensual e trair”.
A criação dos filhos e assuntos polêmicos também foram destacados pelo pastor. “Dê às crianças uma matriz sobre ideologia de gênero, sobre a fé, antes delas saírem de casa. Os adolescentes de hoje não têm esta matriz. Mantenha um casamento feliz também pelos seus filhos, que são verdadeiras bênçãos do Senhor em nossas vidas. Os jovens de hoje não querem casar em razão dos exemplos negativos que tiveram dentro de casa”, mencionou.
Para encerrar a palestra, pastor Cláudio solicitou que os maridos dissessem as seguintes frases às respectivas esposas e vice-versa. “Eu te amo. Vou viver com você para sempre. Me perdoe, eu preciso de você. O que nos une é muito mais forte do que aquilo que tenta nos separar”. A apresentação foi finalizada com uma sonora salva de palmas ao Senhor.