Preletor Ricardo Aurino cativa líderes – em reunião do Conselho de Pastores – ao pregar sobre a necessidade de ouvir a Deus para a tomada correta de decisões em um mundo complexo, globalizado e assolado por informações e possibilidades
“Somos a geração mais acelerada, estressada e confusa de toda a história da humanidade. Uma geração que precisa lidar com situações jamais experimentadas antes por outra geração”. Com estas afirmações, pastor Ricardo Aurino, da Igreja Batista do Jardim Satélite, abriu a sua pregação proferida no encontro do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos do mês de maio, realizado na manhã de terça (17) no confortável templo da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, no Jardim Esplanada. “Temos uma grande quantidade de decisões para tomar no dia a dia. O acesso à informação e ao consumo ocorrem a todo instante. Mas, afinal: como proceder com tantas e tantas opções? No próprio celular temos variedades de filmes, músicas, livros, redes sociais. Isto faz com que as pessoas percam a capacidade de decidir em razão do volume de decisões”, destacou. E acrescentou. “Há também o relativismo moral: o que é certo, errado, o que pode e o que não pode. Muita gente está perdida”.

As respostas, segundo o pastor Aurino, estão na compreensão e assimilação daquilo que Deus tem para cada um de nós. “Precisamos da direção de Deus para tomar nossas decisões. Ele fala com nosso coração. Nossas respostas, curas e libertações vêm por meio do Espírito Santo”, pregou. Mas, como receber a direção divina e tomar a decisão correta em um mundo tão complexo e versátil? Segundo ensinamentos do palestrante existem cinco fundamentos para ouvir e praticar os conceitos divinos.
“Primeiramente, deve-se ficar sensível para o que Deus quer falar. Ele é criativo, tem o seu próprio jeito de falar com cada um. Basta prestar atenção, mas muitas vezes estamos distraídos com a movimentação da rotina. Precisamos parar para escutar Deus. Depois, é necessário esperar para receber a direção. Deus não vai se apressar por causa da nossa pressa. Ele não irá se curvar aos nossos caprichos. Deus tem o seu tempo. A gente quer tudo na nossa hora, e não é assim. Todo líder precisa aprender a esperar. O Reino de Deus é uma igreja de todos, há espaço para cada um de nós. Não tome decisão por modismo. Aguarde o mover de Deus em sua vida”, enfatizou.

Na sequência pastor Aurino falou sobre a necessidade de ser obediente à palavra. Conforme seu discurso, é preciso abrir mão de algumas coisas e sair da zona de conforto. “Deixem o comodismo. Estejam preparados para mudanças. Elas são inevitáveis. Quando Deus lhe der a ordem, obedeça! Caso contrário você perderá o propósito”, relatou, antes de destacar que a gratidão é uma das principais virtudes do ser humano. De acordo com o líder, deve-se agradecer, já que a generosidade é uma forma de gratidão. “Não se vitimize. Apenas agradeça. Não custa nada e faz toda a diferença”.
Para fechar sua explanação, pastor Aurino pediu a todos que confiem no cuidado de Deus – apesar de todos os percalços inevitáveis da vida. “Um dia vem a doença, a rejeição, as dificuldades. Estejam prontos para isso. Confiem em Deus. Estejam preparados para dias ruins. Não percam a fé. Ouçam o Espírito Santo. Hoje e sempre”, encerrou.

Também houve no culto a tradicional oração entre os pastores, onde um zela pelo outro, além da oração pelas às autoridades. Os vereadores Marcelo Garcia e Dr. Elton estiveram no culto. Antes da pregação houve apresentação da Comissão Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Depois do culto, o pastor anfitrião do evento, pastor Rosivaldo Merloto, comentou sobre a pregação com a reportagem. “A gente ouviu o pastor Aurino e viu que nestas gerações, nós como líderes espirituais desta nação, precisamos parar para ouvir as palavras de Deus. Sem a voz de Deus não conseguiremos tomar as decisões devidas. Temos o Espirito Santo dentro de nós para nos guiar”, afirmou.