Bolsonaro, Tarcisio e Marcos Pontes fazem campanha na Arena Municipal de Esportes

Candidato à reeleição, o presidente esteve nesta quinta (18) em evento no Parque Tecnológico – de onde partiu em motociata até a Arena, no Jardim das Indústrias

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em São José dos Campos durante a manhã e o início da tarde desta quinta-feira (18). Às 10h o presidente compareceu ao Parque Tecnológico, zona leste, onde participou de palestras e conheceu o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da prefeitura. Na sequência uma gigantesca motociata percorreu a Dutra e o Anel Viário rumo à Arena Municipal de Esportes, no Jardim das Indústrias.

Também estiveram na Arena, ao lado do presidente, o ex-ministro da Infraestrutura e candidato a governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o candidato ao Senado, Marcos Pontes (PL). Com o microfone em mãos, após tocar o Hino Nacional, Bolsonaro fez questão de iniciar o seu pronunciamento agradecendo a Deus e à sua vida. “Só tenho que agradecer pela difícil missão de conduzir esta nação. Vou entregar um país bem melhor a meu sucessor daqui a 5 anos. Lá na frente iremos nos orgulhar do que fizemos. É uma luta do bem contra o mal, do verde e amarelo contra o vermelho. Seremos um país próspero, democrático e livre, sem censura. Liberdade acima de tudo”, afirmou para delírio dos apoiadores que não lotaram, mas encheram a Arena. “Ninguém faz nada sozinho. Todo dia aprendemos alguma coisa. A cadeira presidencial é do povo e do nosso Senhor. A paz da sociedade é a família. É isto que defendemos. Somos contra ideologia de gênero. Os filhos são nosso maior patrimônio. Escola é local de aprendizado e não de doutrinação. Também somos absolutamente contra a liberação das drogas”, completou. Na sequência ele destacou o difícil período da pandemia. “Fui o único chefe de estado do mundo contra a política do ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’. Nossa economia hoje encontra-se dentre as melhores do mundo. Até o preço do combustível conseguimos reduzir. Controlamos a inflação. O Brasil está dando certo. É uma honra estar aqui em São José dos Campos me apresentando na condição de candidato à reeleição pela primeira vez no estado de São Paulo. Que Deus abençoe todos vocês”, finalizou. Carioca com domicílio eleitoral registrado em São José (um apartamento no bairro Vila Ema), Tarcísio também destacou o aspecto econômico em seu discurso. “O Brasil está em pleno crescimento, gerando emprego e combatendo a inflação. O país está dando certo, sem o mal da corrupção. Estamos semeando o futuro, com prosperidade. Estou muito feliz em começar a caminhada em São José dos Campos. O Brasil precisa de dois capitães: um em Brasília e outro aqui em São Paulo”, destacou. 

Primeiro e único astronauta brasileiro, Marcos Pontes tem forte ligação com a cidade devido à sua formação. Ele seguiu o mesmo tom de discurso dos seus aliados. “Conheço muito bem esta cidade, polo espacial e aeronáutico. Escolhemos Tarcísio para São Paulo e Bolsonaro novamente para o Brasil. Estamos em defesa da família. Somos contra o aborto e a ideologia de gênero, a favor da liberdade. Contamos com o apoio de vocês”, disse Pontes. 

O primeiro a falar no palco foi o ex-prefeito de São José, Felicio Ramuth (PSD), que é vice na chapa de Tarcisio. Desta vez Felício não foi vaiado, diferentemente do que ocorreu na visita de Bolsonaro a São José em março deste ano. Na ocasião, o presidente esteve no município para oficializar a nova concessão da rodovia Presidente Dutra. Felicio iniciou o seu pronunciamento agradecendo seus aliados pela escolha de São José para iniciar as campanhas. “Aqui em São José a festa é da democracia. E democracia se faz com pessoas. São José sofreu muito com o PT, que não pode voltar à esfera nacional. O povo joseense está vacinado contra o PT. É possível fazer política pautada nos bons valores”, abordou. 

Também estiveram na Arena Municipal o prefeito Anderson Farias, o presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos, Anselmo de Carvalho e os deputados federais Milton Vieira (Republicanos), Katia Sastre (PL), Roberto de Lucena (Republicanos), Coronel Tadeu (Republicanos), Carla Zambelli (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL). Também compareceram ao evento os deputados estaduais Coronel Telhada (PP) e Tenente Coimbra (PL), dentre outros. 

Trânsito complicado

Como Bolsonaro esteve nos extremos da cidade (da zona leste à oeste), o trânsito ficou complicado em boa parte das principais vias joseenses – além da Via Dutra. Às 10h o presidente esteve no Parque Tecnológico, zona leste. Na sequência uma gigantesca motociata percorreu a Dutra e o Anel Viário rumo à Arena Municipal. Ao longo do percurso o trânsito ficou interditado no Anel Viário e na Via Oeste das 10h30 às 12h30. Quando passava pela avenida Jorge Zarur, na altura do bairro Vila Ema, o presidente parou para cumprimentar apoiadores. A avenida São João também ficou parada em ambos os sentidos. 

Na Arena, o evento que estava previsto para começar às 11h atrasou em 1h e 45 minutos. O evento na Arena terminou às 13h45 e o trânsito voltou a ficar complicado em razão do itinerário da comitiva presidencial do Jardim das Indústrias até o aeroporto joseense na avenida dos Astronautas, zona sudeste da cidade.