Bodas de Coral: Casal de Pastores da Igreja Família Plena celebram 35 anos de matrimônio

Pastor José Anselmo Carvalho e Pastora Selma Carvalho comemoram juntos mais de 3 décadas de união; o culto de ação de graças reuniu amigos e familiares do casal

No dia 24 de maio de 2024, foi comemorada na Igreja Família Plena, região central de São José dos Campos, interior de São Paulo, os 35 anos de casamento do Presidente do Conselho, Pastor José Anselmo e da Pastora Selma. O culto foi ministrado pelo Pastor Josué Gonçalves e reuniu amigos e familiares do casal.

Mas foi exatamente no dia 27 de maio de 1989, em que os dois se casarame disseram sim um para o outro. Há mais de 3 décadas o senhor em sua infinita bondade os uniu em um propósito que eles nem imaginavam o que seria. 

Durante o culto de ações de graças, tivemos um tempo especial de Louvor, com músicas cantadas há 35 anos atrás, trazendo a memória aquele dia inesquecível.

Com a presença de seus pais, e muitos outros familiares, pastores de várias cidades, e membros da Igreja Família Plena que foram pra abençoar seus pastores.

O convidado pra ministrar a palavra foi Pr Josué Gonçalves, conhecido pelo ministério abençoado que tem com Família e também mentor do Pr Anselmo na área de família.

Uma cerimônia linda, cheia da presença de Deus, todos que compareceram ficaram impactados com a história do Pr Anselmo e Pastora Selma, que se conheceram em Lorena através de uma amiga da pastora Selma chamada Débora, que estudava com Pr Anselmo, e após apresentação começaram a escrever essa linda história de amor e família.

Seus 2 filhos Matheus Carvalho, casado com Bianca Carvalho, casal já tem uma filha que em julho completa 1 ano ( Elisa ) e Lucas Carvalho , ainda solteiro, prestaram uma linda homenagem aos seus pais, foi emocionante ver. Celebrar 35 anos de casamento nos dias de hoje precisa ser mesmo comemorado, diz Pr Anselmo, que continua crendo nos Princípios e Valores da família.


Em todos esses anos, sem dúvidas, existiram momentos difíceis, mas a misericórdia e a graça sempre estiveram sobre eles. Os sonhos daquele jovem casal, há 35 anos atrás que projetaram tantas coisas e muitas delas se concretizaram. Deus já havia escrito tudo. Mas o maior bem que eles carregam consigo foram os frutos desse amor:

Matheus Carvalho e Lucas Anselmo, seus filhos. Já se passou bastante tempo, talvez o casal não se deu conta do tempo, do que viveram, mas com certeza hoje podem olhar para trás e ver que com o amor, tudo é possível! principalmente com uma união na qual o criador Jesus Cristo abençoou.

Comemorar 35 anos de casamento é um marco significativo na jornada de um casal, e as Bodas de Coral representam a celebração de décadas de amor, compromisso e cumplicidade. É um momento para refletir sobre todas as promessas feitas no dia do casamento e renovar os votos de amor e lealdade que os unem.


A cada ano de casamento, há uma representação simbólica em forma de material, e o coral, escolhido para marcar as bodas de 35 anos de casado, é um símbolo de beleza, resistência e profundidade, características que espelham a durabilidade e a intensidade do vínculo matrimonial ao longo dos anos.

Bodas? O que são?

A palavra “boda” tem origem no Latim com o termo “vota”, que pode ser traduzido como “promessa”. Desse significado surgiu a relação com os votos matrimoniais. O objetivo das bodas de casamento é renovar as promessas feitas no altar, assim como celebrar os anos de união do casal. 

As bodas costumam ser celebradas tanto em uma festa para a família e amigos, de forma mais intimista, apenas para o casal, ou somente com a representação da troca das alianças. 

Diferente da tradicional celebração do casamento, não há um roteiro ou ritos específicos para essa celebração, ficando totalmente a critério do casal a forma que faz mais sentido para eles. Celebrar essa data é reafirmar o amor e o compromisso que o casal assumiu.

Qual o significado das Bodas de Coral?

A escolha do coral para as Bodas de 35 anos simboliza a beleza, a resistência e a profundidade do relacionamento conjugal ao longo do tempo. Assim como o coral é forte e durável, a união matrimonial também deve ser resiliente e capaz de resistir aos desafios e adversidades que possam surgir ao longo dos anos.

Como é tradição, cada aniversário de casamento é representado por um elemento, como os três metais comemorativos do bronze, prata e ouro, e neste caso, como o nome sugere, é o coral. 

Talvez as pessoas não saibam, mas sempre foram atribuídas propriedades a esse animal marinho de cor cativante, relacionadas à proteção contra doenças e perigos.

A formação do coral se dá por meio do acúmulo de sedimentos. Dessa forma, ele ganha forma e uma durabilidade intensa com o passar do tempo. Essa resistência simboliza a capacidade de suportar as adversidades e os desafios que surgem ao longo da vida a dois. Se analisarmos, é assim que um casamento deve ser.

Outra característica a destacar no mundo dos corais em oceanos, é que eles se caracterizam por viver em comunidade para se espalhar e criar grandes colônias ao seu redor para subsistir através da coexistência de seres semelhantes. 

Por isso, são o paradigma ideal de um casal que, passados ​​35 anos, formou a sua própria família e que, unido, emerge sempre face às adversidades, recorrendo à firmeza que estrutura e é a base dos seus alicerces.


Serve como um símbolo de que, assim como estes belos animais marinhos, o relacionamento é feito de união, para que possa se estender no futuro como um belo recife de corais.

Normalmente, as bodas de coral são comemoradas com uma festa para os amigos íntimos e familiares, ou apenas um jantar romântico.

O principal objetivo das bodas de coral, assim como qualquer outra boda, é reforçar o sentimento e a promessa de união, amor e compromisso entre o casal.

Originalmente, era costume celebrar apenas as bodas de ouro que são 50 anos de matrimônio e as bodas de prata, 25 anos. Mas, cada ano acabou por ganhar o seu simbolismo e comemoração.