De ídolo da Águia a coordenador de projetos esportivos, o hoje professor, treinador e vereador Renato Santiago se orgulha por trabalhar em prol de toda São José dos Campos. Conheça a trajetória e os principais destaques de sua intensa atuação no legislativo da cidade
O vereador Renato Santiago é uma figura conhecida por toda São José dos Campos. Ex-jogador de futebol profissional e mineiro de Juiz de Fora, Renato é formado em Educação Física, casado há 18 anos com Patrícia, papai do Raí, de 13 anos, e da Raphaela, de 11 anos. Sua carreira no futebol começou nos tempos de adolescência no Fluminense do Rio de Janeiro, mas ele decidiu deixar o esporte um pouco de lado para estudar na universidade federal (a conceituada UFJF) de sua cidade natal. Depois de se formar, Renato decidiu correr atrás do seu sonho e conseguiu jogar em times tradicionais do futebol brasileiro como Figueirense, América-MG e Juventude, sagrando-se campeão mineiro e catarinense.
A trajetória com a camisa do glorioso São José Esporte Clube teve início em 2002. Renato saiu e retornou ao clube em 2008. Em 2009 fez um gol antológico do meio de campo sobre o São Bento de Sorocaba, no estádio Walter Ribeiro. Uma curiosidade que nem todos sabem sobre a carreira de Renato diz respeito ao fato de ele quase ter jogado no gigante Corinthians. “Em 2003 o Geninho, então treinador do Corinthians, queria me levar para lá. Joguei muito bem pelo Figueirense em uma partida contra o Corinthians. Só não deu certo por causa de empresários gananciosos”, conta Renato.
Evangélico, Renato foi convertido no início dos anos 2000, época em que defendeu o Sobradinho, do Distrito Federal. “A estrutura era precária, nós ficávamos alojados em um galpão que era utilizado como centro de umbanda e candomblé. Havia imagens que remetiam à estas práticas. Alguns colegas da equipe eram evangélicos. Nisto começamos a fazer orações e as coisas passaram a melhorar. Em 2008 comecei a frequentar a Primeira Igreja Batista, que ficava na avenida Francisco José Longo”, destaca.

Renato Santiago, Professor
Esportista por formação e natureza, assumir a coordenação de Educação Física do Colégio Inspire também faz parte das conquistas do ex-atacante, que ainda é treinador dos times da escola nas competições. “Minhas aulas são bem versáteis, não ficamos apenas no futebol. Aplicamos diversas modalidades como baseball, handball, basquete, vôlei, atletismo e tênis, dentre outras”.
O início na política
Reconhecido e admirado pela cidade, Renato passou a receber convites de partidos políticos. “No começo eu relutei, mas acabei participando das reuniões do partido e me envolvendo”, relata. Em 2016, Renato teve 2,7 mil votos em sua primeira candidatura à Câmara joseense. “Foi uma grata surpresa, fizemos uma campanha bem simples, totalmente boca a boca”, narra. Em 2016, convidado pelo então prefeito e hoje vice-governador, Felicio Ramuth, o entrevistado assumiu a direção do Departamento de Esporte Educacional da prefeitura.
“Reformamos 50 escolas municipais. Criamos o programa ‘Escola Ativa’, em que o aluno tem no período da manhã ou da tarde doze modalidades esportivas à sua escolha. O programa alcançou seis mil pessoas. Hoje é lei”, enfatiza.
Renato Santiago, Vereador
Na segunda tentativa, em 2020, Renato foi eleito vereador pelo PSDB com 4 mil votos. Questionado sobre o maior orgulho alcançado em sua vida parlamentar, o entrevistado é direto na resposta. “É trabalhar por toda a cidade de São José dos Campos, que é bem grande. Não sou vereador de um setor ou de um determinado bairro. Rodo a cidade inteira. Tenho muito orgulho em ser reconhecido pela população nos quatro cantos da cidade”, destaca.
Ao longo de sua trajetória na Casa de Leis joseense o tucano foi responsável por projetos importantes como o que concede absorventes gratuitos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Antifluxo, a criação do Centro de Referência e Apoio às Mulheres Vítimas de Violência, a Lei da Capacitação Continuada dos Professores e projetos contrários às propostas de linguagem neutra e banheiros compartilhados. Para 2023 o vereador espera buscar soluções inteligentes para o transporte público joseense, melhorar a saúde com prioridade às doenças que são reflexos da pandemia, reforçar a segurança com novas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) pela cidade inteira, expandir as quadras de areia e fortalecer o projeto social “Vem Ser”, que desenvolve o futebol fornecendo material gratuito a alunos dos bairros Jardim das Indústrias, Jardim Satélite, Jardim Oriente e São Francisco Xavier.

Renato Santiago, cristão e torcedor apaixonado da Águia
Renato também faz questão de enaltecer o trabalho desempenhado pelas igrejas evangélicas em prol da população de São José dos Campos. “É fundamental. Os valores cristãos priorizam o ser humano e os centros de recuperação mantidos pelas igrejas evangélicas ajudam o poder público e toda a sociedade”, avalia.
Figura presente no estádio Martins Pereira, o hoje torcedor da Águia está confiante no time que disputa a série A-3 nesta temporada. “Estou confiante, tenho falado bastante com o responsável pela empresa que assumiu a SAF (Sociedade Anônima de Futebol). O objetivo é subir. A SAF resgatou a credibilidade do São José. Vamos acompanhar junto com a torcida, que vem enchendo o estádio”, encerrou o ex-atleta, que tem muita história para contar, já que foram 22 anos (dos 22 aos 37 anos de idade) de atuação como jogador profissional no país do futebol!