Palestrante estará no dia 7 de agosto na Escola Adventista, na zona sul de São José dos Campos; inscrições podem ser feitas pelo portalinformevale.com.br
No próximo dia 7 de agosto, às 8h, o renomado arqueólogo brasileiro e pastor na Igreja Adventista do Brasil, Dr. Rodrigo Silva, irá realizar uma palestra no Colégio Adventista, situado na zona sul (confira endereço no final da matéria) de São José dos Campos. Com uma trajetória acadêmica e profissional impressionante, ele é reconhecido por suas qualidades ímpares e vasto conhecimento nas áreas da teologia, filosofia e arqueologia.
Teólogo com especialização em Filosofia, Dr. Rodrigo Silva possui um mestrado em Teologia Histórica e é especialista em Arqueologia pela prestigiosa Universidade Hebraica de Jerusalém. Sua formação acadêmica sólida e sua dedicação incansável à pesquisa o tornam uma autoridade incontestável em sua área de atuação, reconhecido e admirado em todo meio acadêmico nacional e até internacional.
Suas palestras são uma excelente oportunidade para líderes evangélicos joseenses e professores em geral terem acesso a um vasto conhecimento. Com sua habilidade de transmitir informações complexas de maneira acessível, Dr. Rodrigo Silva encanta o público com suas palestras envolventes, repletas de dados históricos e descobertas arqueológicas que comprovam a veracidade dos relatos bíblicos. Ele possui histórico impressionante de escavações e pesquisas em locais sagrados, tanto em Israel quanto em outros países do Oriente Médio. Seu trabalho árduo e meticuloso trouxe à tona evidências arqueológicas que corroboram muitas passagens bíblicas, fornecendo uma compreensão mais profunda da história e da cultura da época.
Além de suas realizações no campo da arqueologia, Dr. Rodrigo Silva é um líder espiritual respeitado em sua comunidade religiosa. Como pastor na Igreja Adventista do Brasil, ele tem o compromisso de compartilhar seu conhecimento não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com os fiéis e interessados em geral. Sua abordagem equilibrada e sua capacidade de integrar ciência e fé tornam suas palestras enriquecedoras e inspiradoras.
Há grande expectativa em torno da palestra no Colégio Adventista. Os pastores de São José vão aprender com um dos maiores especialistas brasileiros em arqueologia bíblica. Sua habilidade de trazer à tona as riquezas históricas e culturais presentes nas Escrituras Sagradas, por meio de seu vasto conhecimento e experiência, é uma oportunidade única para ampliar horizontes e enriquecer a compreensão sobre as origens e fundamentos da fé cristã. Quem já assistiu presencialmente suas explanações sabe que se trata de uma experiência enriquecedora e inspiradora, guiada pela sabedoria e paixão de um arqueólogo e pastor cujo conhecimento é capaz de transformar vidas e fortalecer a fé. O conhecimento e a expertise de Rodrigo foram reconhecidos pela Rede Record.
Ele colaborou com a construção da série “Reis” dentro do contexto histórico-cultural da época – analisando os acontecimentos sob a ótica da arqueologia bíblica. “O povo de Israel queria ser igual aos demais. O Deus de Israel ia na contramão dos outros povos. Por exemplo, na cultura egípcia, era comum invocar o nome dos deuses para ter poder mágico sobre eles. Já o Deus de Israel não aceita o pronunciamento de seu nome em vão”, explicou o historiador, que também já esteve no programa Pânico da Jovem Pan. No programa o arqueólogo respondeu aos mais variados questionamentos referentesàs histórias bíblicas sob a luz da arqueologia e da fé. “A arqueologia não prova a Bíblia, mas consegue verificar a procedência histórica daquilo que a Bíblia diz”, explicou.
Sendo uma ciência, Rodrigo esclareceu que a arqueologia bíblica, assim como as demais, trabalha com fragmentos da história. “A pergunta não é se eu tenho fragmento de história para cada relato da Bíblia. A pergunta é: o pouco que encontrei confirma as histórias que a Bíblia diz ou as desmente?”, disse. Rodrigo também refutou teorias como a do multiverso e apontou que as guerras atuais, como da Ucrânia, doenças como a Covid-19 e outros acontecimentos não estão relacionados ao fim dos tempos iminente. “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim”, disse, citando Mateus 24:5,6.
Rodrigo trouxe a defesa da existência de Deus também sob a luz da ciência. “Quando você usa o método científico, você tem que fazer a diferença entre hipótese e especulação”, relatou. “Partindo de um princípio básico, o Universo teve um começo. … A física conseguiu provar que o tempo, a matéria e a energia tiveram um começo”, argumentou. “Todo sistema lógico, sua lógica deve estar fora dele”, enfatizou o arqueólogo.
A Escola Adventista tem fácil acesso e está situada na rua Manoel Fiel Filho, n.º 300 Bosque dos Eucaliptos. As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo portalinformevale.com.br.