Sabedoria e simplicidade foram os temas abordados em cerimônia realizada na terça (11), que contou com as presenças do prefeito Anderson e do deputado estadual Dr. Elton – além dos vereadores Renato Santiago e Marcelo Garcia
Em clima festivo e de muita unção, a Igreja Batista Identidade recebeu a reunião de abril (11) do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos. A celebração foi especial, já que a preleção do encontro ficou por conta do aniversariante do dia, o pastor sênior da Igreja da Cidade, Carlito Paes. “Fazer aniversário ministrando para pastores é uma benção. É uma coisa linda estar aqui neste novo endereço da Igreja Batista Identidade, que é um lugar maravilhoso. A igreja de São José está crescendo. Eu me alegro de estar aqui. É uma honra para mim”, afirmou Carlito após receber das mãos do pastor anfitrião da reunião, Ricardo Aurino, um presente por ter completado mais um ano de vida.

Na sequência Aurino fez uma oração pela vida do pastor Carlito. A palestra começou com o aniversariante abordando os cuidados necessários com a tecnologia e o uso das redes sociais. Estes fatores, segundo Carlito, fazem crescer o movimento anti-igreja. “Todos têm câmera. Vemos de tudo nas redes sociais. Tem gente que posta filmagem de oração e isso acaba virando ‘meme’ na internet. Temos que ser sábios porque os dias estão maus”, afirmou, antes de enfatizar que muitos têm confundido as funções do Estado com as da igreja.

“O poder público não é igreja. Vivemos em uma democracia com alternância de poder. Temos que tratar o Estado como Estado. Temos que orar nas igrejas, dentro dos nossos ambientes e não nos prédios públicos. Os tempos mudaram e nós mudamos com eles”, enfatizou para olhar atento dos líderes presentes ao novo e confortável templo da Igreja Batista Identidade, no Jardim Satélite. A simplicidade foi o próximo tema a ser comentado pelo palestrante. De acordo com as palavras do pastor Carlito, os líderes não podem esquecer que Jesus foi um homem simples e generoso. “Não percam suas raízes. Hoje em dia há muito orgulho e pastor não pode ser orgulhoso, tem que manter a simplicidade. Existem duas profissões em que os profissionais não podem enriquecer: pastor e político. Cargos públicos não podem gerar enriquecimento, nem as igrejas. É uma questão de escolha. Pastores e políticos não podem agir com luxúria e soberba. Com o crescimento a sua agenda (dos líderes) pode mudar, mas o seu coração jamais”, proferiu.
A correria de hoje em dia fez pastor Carlito destacar outro assunto extremamente relevante: o tempo. “Invista o seu tempo e a sua energia em quem estiver mais interessado, naqueles que realmente querem ser discipulados. Seja real e profundo. Faça com que o Evangelho chegue até o coração das pessoas, principalmente daquelas que não o conhecem”, complementou.

Questão sempre polêmica no ambiente cristão, o público GLS também foi mencionado pelo conferencista. Ele, inclusive, exemplificou a situação com uma experiência pessoal para mostrar a distinção entre respeito e concordância. “Minhas ovelhas têm amigos gays, meus filhos também. Precisamos respeitar sem concordar. Pessoas são pessoas. Jesus respeitou todo mundo. Há vários casos gays desde os Impérios Grego e Romano. Vivemos o tempo mais difícil da igreja em 21 séculos. Somos o povo da fé, da esperança e do amor. Se houver excesso de nossa parte que seja de amor e perdão. Apresente a esperança antes do juízo. Fácil não vai ser, mas Jesus sempre teve esperança. Ele estará com a gente até o fim. O Evangelho real é lugar de encontro”, encerrou pastor Carlito para uma sonora salva de palmas.
Uma oração com todos os pastores de mãos dadas encerrou o culto, que foi prestigiado pelas autoridades Anderson Farias (prefeito) e Dr. Elton, além dos vereadores Marcelo Garcia e Renato Santiago. O próximo encontro do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de São José dos Campos está programado para maio na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular, na rua Ana Bonádio, região central da cidade.

O culto A cerimônia foi marcada por um contagiante louvor e intensa oração. Presidente do Conselho, pastor Anselmo de Carvalho convidou o casal anfitrião, Ricardo Aurino e Vera, para orarem por todos os líderes presentes ao templo da Igreja Batista da Identidade. Também foi feita uma oração pelas autoridades. O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, confirmou que em julho, mês de aniversário da cidade, será realizado um café com pastores no Parque da Cidade.
