Após ter comemorado vários aniversários nas condições de secretário municipal e vice-prefeito, desta vez Anderson é o chefe do executivo da segunda maior cidade do interior paulista. “Como prefeito é diferente, a gente recebe o carinho das pessoas”, reconhece
São José dos Campos é uma cidade que une cultura, tradição e tecnologia. No núcleo urbano estão localizados institutos federais de pesquisa científica, empresas de tecnologia de ponta, prédios de arquitetura arrojada, universidades, faculdades e centros de formação de mão de obra qualificada. Por outro lado, a zona rural concentra quase 70% do território do município, boa parte em áreas de proteção ambiental.
Trata-se do principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina. A população também preserva a cultura local, influenciada pela história dos bandeirantes, que traçaram pela região os caminhos rumo ao ouro das Minas Gerais, e dos tropeiros que vinham do sul do estado vizinho. Hospitaleira, a cidade recebe bem os migrantes de todas as partes, muitos dos quais participaram do crescimento local.

Para celebrar os 255 anos da segunda maior cidade do interior paulista (737 mil habitantes, segundo o IBGE), o Informe Vale realizou uma entrevista exclusiva com o novo prefeito, Anderson Farias. Ele conversou com a reportagem logo após o evento de lançamento do programa Educação 5.0, que será inserido na rede municipal de ensino. Confira os principais trechos da entrevista separados por tópicos.
Informe Vale – É o seu primeiro aniversário da cidade como prefeito. É diferente?
Anderson – Sim, é bem diferente como prefeito. É uma honra muito grande comemorar os 255 anos da nossa cidade como prefeito. Nossa cidade merece comemorar. É uma cidade tem uma história incrível de crescimento, cidade da tecnologia, de formação de doutores, de famílias aguerridas. São José merece comemorar. E é muito gostoso receber o carinho das pessoas agora na posição de prefeito.
Informe Vale – As comemorações de aniversário não têm grandes shows com artistas renomados nacionalmente. São José optou por valorizar artistas da nossa região. É esse o intuito, comemorar sem causar prejuízo aos cofres ao mesmo tempo em que a cidade prestigia artistas locais?
Anderson – Isso já tem sido o nosso objetivo desde 2017. São shows financiados por parceiros privados, sempre valorizando nossos artistas. Nossa maior preciosidade são as pessoas. Temos grandes esportistas, grandes artistas, muitos talentos aqui em São José e devemos sempre prestigiá-los.
Informe Vale – O programa Educação 5.0 vem para fortalecer ainda mais o bom ensino municipal da cidade?
Anderson – Educação é prioridade. Temos muito ainda para fazer. Trazemos tecnologia para ajudar a vida das nossas crianças, melhorando também o trabalho de toda a equipe pedagógica. Investir em educação é investir no futuro. Queremos melhorar cada vez mais o ambiente educacional.
Informe Vale – A Linha Verde está em reta final. Desta vez será inaugurada, já que tivemos a data postergada quatro vezes?
Anderson – Agora sai! As faixas já estão sendo pintadas. A Linha Verde será um corredor sustentável de 12 quilômetros. Também será um grande parque linear com ciclovia e calçada. Até dia 30 de julho iremos liberar o primeiro trecho, do Campo dos Alemães até a avenida Andrômeda. O segundo trecho será entregue até o final de agosto devido às obras na região da avenida Nélson D`Ávila.
Informe Vale – Outra obra importante de mobilidade, o alargamento do Anel Viário já está em andamento.
Anderson – A demolição do paredão foi difícil, levamos um pouco de incômodo, mas é uma obra extremamente necessária. O Anel Viário é um dos principais eixos de ligação da cidade, tem grande número de veículos diariamente e o alargamento vai melhorar bastante o fluxo.
Informe Vale – O povo evangélico é um grande aliado do poder público?
Anderson – A igreja evangélica faz muito por São José. Recebo os pastores do Conselho em meu gabinete para receber uma oração. As igrejas tiveram um papel fundamental e durante a pandemia fizeram muitas ações sociais e acolhimento com ajuda espiritual A pandemia mexeu muito com o psicológico de todos. A igreja evangélica faz a diferença em São José!
Bate Bola com o prefeito!

Idade: 47 anos.
Estado civil: Casado há 28 anos, pai de três filhos, sendo duas meninas e um menino.
Bairro em que cresceu: “Nasci em São Paulo e morei até os 15 anos em Caraguatatuba. Desde que cheguei em São José sempre morei na região sul, no Jardim América. Lá vivi e criei meus filhos. Sou frequentador antigo do Centro da Juventude, na época em que era apenas um pavilhão”.
Parque preferido: Centro da Juventude, já que era o quintal da minha casa, e também o Parque da Cidade, mas gosto muito também do Vicentina Aranha, Santos Dumont e Alberto Simões.
Time do coração: Corinthians e São José.
Gênero musical: Rock, meu pai foi um grande roqueiro.
Religião: católica