Advogada e mãe, Rosana Rabelo tem uma visão renovada para os desafios da cidade com foco na defesa da família e na proteção dos direitos das crianças
No cenário atual muitas vezes turbulento e carente de valores éticos e morais surge uma figura que representa não apenas uma opção, mas um compromisso com os princípios cristãos e a defesa intransigente da família e dos valores tradicionais. Rosana Rabelo, esposa, mãe, cristã e advogada, emerge como uma referência para a sociedade de São José dos Campos, colocando-se como pré-candidata à vereadora pelo partido União. Para Rosana, a célula-base da sociedade é a família, e é nesse alicerce que ela foca sua visão. Em uma sociedade onde o individualismo muitas vezes prevalece, Rosana destaca que “não existe estado e sociedade sem família”. Seu compromisso com os valores cristãos e a defesa dos direitos das famílias, crianças e adolescentes a credenciam como uma voz diferenciada no ambiente joseense.
Com um olhar necessário ao poder público, Rosana almeja levar renovação à sociedadecom foco primordial na proteção e fortalecimento das famílias. Sua trajetória de vida e sua atuação como defensora dos direitos das crianças e adolescentes respaldam sua pré-candidatura. Rosana não é uma estranha à luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Ela foi a mais votada de todos os tempos para o Conselho Tutelar em São José dos Campos e no Brasil, com expressivos 7004 votos, deixando a concorrência muito atrás (a segunda colocada teve menos de 2 mil votos), o que demonstra a confiança e apoio que ela angariou em toda a sociedade joseense.
Para Rosana, sua trajetória não é fruto do acaso, mas sim de sua vocação para a defesa dos mais vulneráveis e o compromisso com a justiça social. “É um direito dos pais proteger os filhos”, ressalta, ao destacar sua luta contra polêmicas atuais como a ideologia de gênero, linguagem neutra e banheiros unissex em escolas. Ela enfatiza que muitos abusos ocorrem dentro das escolas joseenses, casos que muitas vezes são acobertados. Sua missão é clara: permitir que as famílias lutem pelos seus direitos, prevenindo a erotização infantil, bullying e abusos, além de defender a liberdade educacional para as famílias que optam pela educação domiciliar – homeschooling, sempre com um olhar conservador que visa a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Outra bandeira sempre defendida por Rosana é a fiscalização das unidades de acolhimento e a melhoria das condições dos conselhos tutelares, que muitas vezes sofrem com a falta de estrutura e segurança. Além do mais, Rosana também verifica a necessidade de um olhar sensível e de empatia com as famílias atípicas, promovendo uma verdadeira inclusão. Ela acredita que é primordial investir nessas instituições para garantir a proteção adequada às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A história de Rosana Rabelo é marcada por sua origem humilde e sua determinação em superar desafios. Nascida e criada na periferia da zona leste de São Paulo, em Itaquera, ela é a caçula de três filhos. Seu pai, um advogado que já foi militar, impôs uma educação rígida e conservadora, enquanto sua mãe deixou o trabalho para cuidar dos filhos.
Com uma educação simples, Rosana encontrou nas oportunidades que surgiram em sua vida a chance de realizar seus sonhos. Após cursar técnico em secretariado, iniciou sua carreira profissional na antiga Telesp, aos 16 anos, onde seu esforço e dedicação a levaram a conseguir um emprego como recepcionista bilíngue em outra empresa, aos 17 anos. Cursou faculdade de Direito e, em 2003, graduou-se. Sua trajetória profissional incluiu experiências no Sebrae, onde trabalhou por 6 anos. Até que em 2008, ela se mudou para São José dos Campos, onde vive há quase 16 anos com seu esposo, Alex, ex-zagueiro de clubes tradicionais de futebol, como o São José Esporte Clube, e seu filho João Pedro, nascido em 2010.
A maternidade foi um ponto crucial em sua vida e na jornada espiritual. Embora fosse cristã, seu processo de verdadeira conversão e constância na fé ganhou força após o nascimento de seu filho. Rosana viu no amor que sentia por João Pedro uma manifestação do amor de Deus e se viu ainda mais impelida pela fé cristã. Sua participação em uma escola de educação por princípios cristãos, onde seu filho começou a estudar, e sua integração à uma célula que acontecia lá mesmo, foram passos importantes nessa jornada espiritual. O batismo veio como consequência do processo – que foi marcado por experiências pessoais de fé intensas.
Rosana relembra com emoção alguns desses momentos, como quando seu filho sofreu um choque anafilático após ser picado por um inseto, e ela sentiu a presença divina em sua vida através da cura de seu filho. Outra experiência marcante foi quando seu filho sofreu um grave acidente doméstico aos seis meses de idade, e ela fez um compromisso com Deus durante aquele momento de aflição. Com uma vida pautada pela fé, pelo compromisso com sua família e pelos valores cristãos, Rosana Rabelo surge como uma pré-candidata que representa a esperança de renovação consciente e capacitada para tanto.
Sua história de superação e sua dedicação à defesa dos direitos das famílias e das crianças e adolescentes a tornam não apenas uma pré-candidata, mas uma verdadeira referência para a sociedade; referência que a advogada tem na figura do Procurador de Justiça Guilherme Schelb – que é mestre em Direito Constitucional, especialista em Segurança Pública e autor de diversas ações de combate e prevenção à violência e criminalidade infanto-juvenil.