José Antônio de Almeida chegou em São José em 1962 e conquistou a todos que o conheceram ao longo de sua honrosa história de vida; ele deixou cinco filhos, dez netos e uma bisneta – além de centenas de amigos e admiradores
Em oito de janeiro de 1940 veio ao mundo na pacata Francisco Sá, no norte de Minas Gerais, José Antônio de Almeida. Em busca de alçar voos altos, ele deixou sua pequena cidade natal e migrou para a Capital do Avião em 1962 para trabalhar como bombeiro industrial no então chamado Centro Técnico Aeroespacial.
Com estatura baixa, seu 1,60m de altura logo lhe rendeu o apelido de “Mineirinho”. Como bom mineiro que chegava em São José ele se arriscou na agricultura, mas uma praga de algodão o fez perder toda a lavoura. José Antônio de Almeida, então, mudou de ramo e foi se aventurar no setor da construção civil como empresário.

Versátil e dotado de grande conhecimento, decidiu fundar o jornal evangélico Informe Vale ao lado do filho, José Antônio de Figueiredo Almeida – que segue firme e forte com o mesmo jornal 22 anos depois da primeira edição, além de tocar outros negócios da família. Boa parte da vida de “Mineirinho” foi passada ao lado de sua amada esposa, Maria Jesus de Figueiredo Almeida, que conheceu em setembro de 1960. O casamento ocorreu em 1965.
O coração mineiro virou joseense. Mais precisamente no Jardim Paulista, um dos bairros mais tradicionais da cidade. Mineirinho morou por 60 anos no bairro, desde sua chegada até sua partida rumo ao céu. Mesmo morando em São José, ele fazia questão de retornar todo ano à Francisco Sá para rever amigos e familiares.

“Ele gostava muito de fazer amigos e ajudar as pessoas. Um homem muito honesto, caridoso, íntegro, honesto e com muita credibilidade. Foi brilhante no trabalho e no relacionamento com amigos! Em todas as áreas que trabalhou foi um excelente profissional, extremamente competente. Mineirinho era fã de comida japonesa. A única coisa que lhe desagradava eram discussões”, derretem-se os filhos.
O ímpeto e a capacidade profissional de José Antônio foram prejudicados em 2008, ano em que sofreu um AVC e passou quinze longos dias internado na UTI. Aos 68 anos de idade, José teve que se aposentar, mas seu carisma, amor e companheirismo continuaram inabaláveis. A superação da grave situação de saúde o levou ao Evangelho: Mineirinho foi, então, batizado na Igreja do Evangelho Quadrangular de São José.

José Antônio de Almeida passou a sorrir nos braços de Jesus Cristo no último dia 21 de julho, vítima de câncer. Ele deixou cinco filhos (quatro homens e uma mulher), dez netos e uma bisnetinha – além de centenas de amigos e admiradores, que continuam honrando o seu nome e fazendo do legado a força necessária para seguir em frente.