No centro da cidade, mais de 700 estudantes, professores, profissionais locais e 40 instituições participaram da celebração
Na manhã deste sábado (07), mais de sete mil pessoas assistiram ao desfile cívico em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil. Após o evento, várias secretarias, estudantes e forças de segurança desfilaram pela Rua 15 de Novembro, no centro de São José dos Campos. A secretaria municipal de educação informou que 700 pessoas, incluindo estudantes, professores e profissionais locais, participaram do evento também. Os alunos da rede municipal homenagearam Santos Dumont, patrono da aviação nacional, com apresentações artísticas. Um carro de som que narrava a apresentação do desfile ajudou a destacar o evento.
Além das 700 pessoas que homenagearam Santos Dumont, participaram também 40 organizações, incluindo profissionais da Urbam, organizações religiosas, Forças Armadas e Forças de Segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros. O público também ouviu música de bandas durante o desfile.
Programação do desfile:
8 horas – Hasteamento das Bandeiras, na Orla do Banhado
9 horas – Desfile Cívico-Militar, na Rua XV de Novembro
Interdições
Foram mais de 10 vias interditadas no sábado (07) por causa do desfile. A Prefeitura diz que os locais estavam devidamente sinalizados e os agentes de mobilidade urbana estavam posicionados orientando os motoristas.
Para o Desfile:
Av. Dr. Nelson D’Ávila (a partir da Rua Euclides Miragaia), Praça Afonso Pena e Rua XV de Novembro – das 5h às 13h. Estavam fechados os cruzamentos da Nelson D’Ávila / XV de Novembro com as seguintes ruas: Eugênio Bonadio, Travessa Major César Leite, Dr. João Guilhermino (liberado apenas o trânsito no sentido INSS), Senador Salgado Filho, Dolzani Ricardo, Rubião Junior, Praça Cônego Lima, Travessa João Dias, Francisco Paes (fecha quando libera o trânsito na Av. São José após o hasteamento), Rubião Júnior, Coronel José Monteiro, Sebastião Humel, Praça Padre João.
Para o hasteamento das Bandeiras:
Avenida São José (Banhado) – das 6h às 9h
Feriado de 07 de setembro
O 7 de setembro é um dia de grande significado na nossa história, e foi consolidada na memória coletiva de nosso país. Esse evento marcou o início de nosso país quando Dom Pedro proclamou a independência de nosso país.
Considerada um dos marcos fundadores, a data é considerada um momento significativo na memória dos brasileiros e deve ser celebrada.
Devido ao fato de ser um feriado nacional e ser um dos três feriados que celebram eventos importantes da história brasileira (os outros são o Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República), é evidente a importância da data. O 7 de setembro só foi designado como feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas.
O calendário brasileiro obteve sete feriados estabelecidos por essa lei, que foi alterada e reforçada por outra lei promulgada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.